Rocinha se destaca pelas lajes panorâmicas de onde a vista é privilegiada |
Em sua tese de doutorado, a autora do estudo Izabel Cristina Reis Mendes analisou programas do governo da esfera estadual e federal; documentos do Ministério do Turismo sobre atividades turísticas em áreas de favelas; ações de ONGs que procuram desenvolver produção cultural nesses lugares; além de visitar pessoalmente algumas do Rio e fazer um levantamento dos museus; centros culturais e atividades de turismo de algumas favelas cariocas; e entrevistar moradores. A pesquisa de campo foi realizada entre 2012 e 2013.
Grande parte dos roteiros turísticos, segundo a pesquisadora, são para os turismólogos considerados como "turismos da pobreza", o que é depreciado pela população local. Mas se a atividade turística é explorada de outra forma, os morados não a julgam de forma totalmente negativa. "Eles não são contra a atividade em si, e sim como ela vem sendo executada", argumenta. E há os que são radicalmente contra este turismo.
Turismo nas comunidades
Lady Gaga, a cantora Fergie, Madonna entre outros visitaram favelas cariocas |
Já a Rocinha tem todos os recursos de um bairro convencional: bancos, agências de turismo e diversos outros serviços. Há roteiros de turismo pela favela, operados por empresas externas com guias da comunidade.
Elevador panorâmico leva ao Mirante da Paz, no Cantagalo |
As favelas menores apresentam certa peculiaridade. Um morador recebe um hóspede em sua casa para este passar alguns dias na favela e vivenciar o cotidiano local. Segundo Izabel, há relatos de um turista que ajudou uma moradora a construir uma horta orgânica; "Houve uma troca. Bem diferente do turista que sobe o morro apenas para tirar fotos".
A conclusão da pesquisadora é que algo inédito na historia das favelas acontece nos dias de hoje, pois elas estão sendo enxergadas como parte das cidades. Apesar dos problemas, passaram a ser integradas à estrutura urbana de outra forma, ainda que o consumo da favela por meio do turismo seja questionável.
Fonte: Site da Universidade de São Paulo
Foto: SiteBarra
Nenhum comentário:
Postar um comentário