sábado, 16 de maio de 2015

Smarthphone ajuda mãe a detectar câncer ocular no filho

Doença pode iniciar-se em um ou em ambos os olhos
Uma mãe atenta aos sinais diagnosticou um tipo de câncer em seu próprio filho através da câmera de um smathphone. Julie Fitzgerald, mãe do pequeno Avery, contou, em notícia divulgada pela TV ABC News, que uma mancha insistia em aparecer no olho esquerdo do garoto após fotos realizadas pelo aparelho. Na dúvida, optou por levá-lo ao oftalmologista que logo constatou o problema. Tratava-se de um retinoblastoma, uma neoplasia maligna que se desenvolve na retina, atinge exclusivamente crianças e não apresenta sintomas na fase inicial.

A maioria dos casos ocorre em crianças pequenas. Esta neoplasia pode ser congênita ou surgir, principalmente, dentro dos três primeiros anos de vida Apenas 10% dos casos apresentam caráter hereditário.

Mas o tumor fica exposto em casos de fotografias digitais com a utilização do flash, uma vez que sua composição molecular, viscosidade e formato refletem a luz incidente no olho.

O caso foi descoberto graças a mãe conhecer uma campanha da Childhood Eye Cancer Trust, especialista em tumores oculares. A campanha estimula a utilização de aparelhos a fim de diagnóstico. Mas, vamos com calma; nem toda mancha branca nos olhos deve ser interpretado como câncer. Caso você perceba alguma alteração nos olhos da criança, não se desespere. Em caso de dúvida, procure um especialista para os exames necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário