quinta-feira, 13 de agosto de 2015

QUINTA FEMININA: a dama da lâmpada, Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna

Foi pioneira em tratar os feridos
utilizando o modelo biomédico,
baseando-se na medicina
praticada pelos médicos
A historia da Enfermagem deve muito ao dedicação dessa mulher, que faleceu há exatos 105 anos. Nascida em Florença, região italiana da Toscana, no ano de 1820, Florence Nightingale ficou conhecida pelo seu pioneirismo no tratamento aos feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia* e através deste seu trabalho, recebeu o apelido de "a dama da lâmpada", pelo fato de utilizar este instrumento como auxílio no tratamento dos feridos durante a noite. Sua contribuição à Enfermagem foi tanta que o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado na data de seu nascimento, em 12 de maio.

De rica família inglesa, a impetuosa Florence, aos 25 anos de idade, rebelou-se contra o convencional papel que a sociedade à época impunha às mulheres - tornar-se esposa submissa - e decidiu dedicar-se à caridade, encontrando seu caminho na enfermagem. Rompeu com a família e provocou a ira de todos, principalmente da mãe. O amor ao próximo falou mais alto. Florence queria proporcionar condições mais dignas de tratamento aos mais pobres e indigentes.

No ano seguinte, em 1846, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, e que acabou gerando um escândalo público, Florence tornou-se a principal defensora de melhorias no tratamento médico. Obteve apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board para reformar as "Leis para os Pobres", estendendo o papel do Estado para muito além do precário tratamento médico.


Anglicana, Florence acreditava ter
recebido um chamado de Deus
para tornar-se enfermeira
Quando, em 1854, relatos sobre o péssimo tratamento dado aos feridos da Guerra da Crimeia começaram a chegar à Inglaterra, Florence viajou com um grupo de 38 enfermeiras treinadas por ela para os Campos de Scutari, distrito da província de Istambul, localizados no Império Otomano, hoje região da Turquia. 

Início da Enfermagem moderna

Até então, a Medicina nada sabia sobre os perigos que o contato com micro-organismos poderia causar ao doente, mas Florence já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação, calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura. Florence deu origem às prescrições médicas por escrito e também exigia que suas enfermeiras acompanhassem os médicos em suas visitas aos pacientes. 

Permaneceu na Crimeia cerca de três anos. Com seus esforços, conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos. Retornou para a Inglaterra como heroína, porém trazendo consigo as sequelas de uma febre tifoide. Impossibilitada de fazer trabalhos físicos, passou a se dedicar a criação de uma escola de enfermagem. Entre suas filosofias, acreditava que o ensino da enfermagem deveria ser feito por enfermeiras profissionais e que deveria existir uma estreita associação entre hospitais e escolas de treinamento. 

Em 1883, recebeu da Rainha Vitória a Cruz Vermelha Real, e em 1907, tornou-se a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito. Florence Nightingale faleceu no dia 13 de agosto de 1910, deixando um legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo. Seu trabalho ajudou a estabelecer diretrizes para a enfermagem moderna.

* A Guerra da Crimeia foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península da Crimeia, no Mar Negro, sul da Rússia e nos Balcãs. Envolveu de um lado o Império Russo, e, de outro, uma coligação integrada pelo Reino Unido, a França, o Reino da Sardenha e o Império Otomano, atual Turquia. Esta coligação, que contou com o apoio do Império Austríaco, foi formada como reação às pretensões expansionistas da Rússia.

Fonte, foto e ilustração: Wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário