Gênero brasileiro se diferencia nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro |
A valorização do “samba rural” seria, segundo Lígia, uma tentativa de mostrar ao mundo outras facetas da cidade de São Paulo. Relembrando o samba marcadamente negro, rural e popular, os defensores do samba paulista vão na contramão da exaltação do progresso da cidade.
Lígia analisou 20 canções, compostas entre 1968 e 1991, de Geraldo Filme, Osvaldinho da Cuíca e Toniquinho Batuqueiro. E foi possível perceber uma “narrativa de lamentação”, de saudade, e o uso de certos instrumentos tipicamente caipiras como bumbo, caixa e reco-reco de bambu, utilizados nas manifestações do samba na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Além deles, também compõem a lista de “instrumentos tracionais” a frigideira e a caixa de engraxate, recorrentes nas realizações do samba na capital.
Com a oficialização do Carnaval, em 1968, os antigos cordões e blocos de carnaval são padronizados aos moldes cariocas. E Lugares como o Largo da Banana — onde está atualmente o Memorial da América Latina — conhecidos pelas rodas de samba, são engolidos pelo desenvolvimento paulistano.Há grande repercussão nas composições de samba, que vão, aos poucos, perdendo sua caracterização caipira. Então, a partir desse marco cronológico, o discurso de diferenciação do samba ganha força. E finalmente, no final de 2013, o reconhecimento institucional veio com o tombamento do samba paulistano como patrimônio imaterial de São Paulo.
Ilustração: Internet
shhhou
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