sexta-feira, 8 de maio de 2015

A brincadeira que esconde um dano para a saúde

Uma brincadeira, não tão infantil assim, tomou conta das redes sociais nos últimos dias. Como o mundo das celebridades ganha cada vez mais seguidores, a sensação da vez é copiar os lábios de Kylie Jenner, uma das filhas do clã Kardashian tão falado no mundo do entretenimento. O bizarro é que os fãs com a intenção de copiar os lábios carnudos da ídola, criaram uma versão, digamos assim, pobre para o método. A "brincadeira" consiste em sugar, ou fazer uma pressão com a boca numa garrafa por alguns segundos para criar o efeito bocão. A ideia correu o mundo virtual com a #kyliejennerchallenge, que convoca pessoas a aumentarem seus lábios e ficarem parecidos com a celebridade americana.

Mas se você ficou curioso ou curiosa, cuidado. De acordo com as médicas Eliza Minani e Alessandra Grassi Salles, cirurgiãs plásticas associadas à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os problemas vão desde os inchaços passageiros, que podem durar horas ou dias, até danos permanentes causados pela repetição crônica da brincadeira. E os riscos são graves. Pois o hábito de sugar copos e garrafas, segundo a proposta da brincadeira, pode causar hematomas severos, ferimentos, cicatrizes, infecção e assimetria nos lábios.

A médica Eliza explica que o lábio é uma região muito vascularizada, a pressão a vácuo causada pela sucção pode provocar alterações na irrigação da região. O sangue não consegue ter seu fluxo normal, devido à compressão local, causando um inchaço e podendo até levar a uma dilatação dos vasos e flacidez no local.

Outros meios

Para quem deseja aumentar os lábios, as médicas orientam procurar um especialista para remodelar os lábios. E os procedimentos mais indicados são: aplicação de ácidos hialurônico, cujo efeito é temporário. Ou a injeção de gordura no local, uma técnica cirúrgica de caráter definitivo. O preenchimento labial é realizado com muita frequência nos consultórios, com a possibilidade de obter resultado de lábios naturais e em harmonia com o rosto.

A médica Alessandra orienta que padrões de beleza são muito variáveis. A tal boca desejada pode não combinar com a pessoa que a deseja. E sem essa de querer ficar parecida com tal celebridade.

Foto: www.lockerdome.com
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário