segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Jogo do bicho, a contravenção que habita o cotidiano popular

Simples no começo, o sistema do
jogo do bicho multiplicou-se pelo
território brasileiro
     Ele sempre foi alvo de polêmicas. Algumas pessoas defendem a sua legalidade, outras, o fim da prática. Opiniões à parte, fato é que muitos já pensaram na possibilidade de ganhar um dinheirinho extra, fazendo uma "fezinha." A crença aumenta ainda mais quando os sonhos podem estar associados aos 25 bichos do jogo. Inventado no dia 13 de outubro de1892 pelo barão João Batista Viana Drummond, o fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel, o Jogo do Bicho faz parte da historia de algumas cidades.

     Nos primeiros anos da república a fase de intensa especulação financeira e jogatina na bolsa de valores imprimiu grave crise ao comércio. Para estimular as vendas, os comerciantes instituíram sorteios de brindes. E no intuito de aumentar a frequência popular ao zoológico, o barão decidiu estipular um prêmio em dinheiro ao portador do bilhete de entrada que tivesse a figura do animal do dia, o qual era escolhido entre os 25 animais do zoológico, e passava o dia inteiro encoberto com um pano, que somente era retirado ao final do dia, revelando o bicho do dia.

     Posteriormente, os animais foram associados à séries numéricas da loteria e o jogo passou a ser praticado largamente fora do zoológico, a ponto de transformar a capital da república, na capital do "jogo do bicho". Ao final do dia, os organizadores do jogo,  revelavam o nome do bicho vencedor e afixavam  o resultado num poste, o que até os dias de hoje ainda é feito.

     Assim, rapidamente essa modalidade de jogo se alastrou pelo País e tornou-se para as pessoas de baixa renda algo comparável à bolsa de valores para os mais abastados. Considerado contravenção, atualmente é praticado em larga escala nas ruas das cidades brasileiras.

Curiosidade

     O jogo tem algumas regras que estipulam limites nas apostas. Um exemplo, são os números mais apostados, como o número do túmulo de Getúlio Vargas ou o número do cavalo no dia de São Jorge. Para alguns organizadores, estes números que são muito jogados são cotados a fim de não haver a "quebra da banca".

     O sociólogo Gilberto Freyre descreveu o jogo do bicho como uma das poucas atividades sem discriminação de classes no início da república. O cientista político e historiador José Murilo de Carvalho escreveu que "a sociedade carioca difundia a crença na sorte como uma forma de ganhar a vida sem trabalhar."

     A partir de 1941, o jogo passou a ser proibido definitivamente, quando foi passada a lei de proibição aos jogos de azar.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário