terça-feira, 20 de outubro de 2015

O Dia do Desapontamento: a histórica crença do retorno de Jesus Cristo à Terra

O pregador batista Willian Miller, que
profetizou a vinda de Jesus Cristo,
em 1844
    Vez ou outra, somos surpreendidos - ou nem tanto - por profecias que garantem a vinda de Jesus Cristo à Terra. E a historia mostra que não é de hoje que pessoas são iludidas por esses profetas. O dia 22 de outubro de 1844 é conhecido como o Dia do Grande Desapontamento, quando religiosos norte-americanos inspirados em profecias bíblicas esperaram o retorno de Jesus Cristo. O movimento foi liderado por Willian Miller. Os remanescentes deste evento mais tarde fundaram diversas denominações adventistas.

     Entre 1831 e 1844, o fazendeiro e ex-capitão de exército da guerra de 1812, o pregador leigo Batista Willian Miller, após estudar a Bíblia, lançou o "grande despertar do segundo advento", o qual eventualmente se espalhou através do mundo cristão nos Estados Unidos. Baseado em sua própria interpretação, Miller chegou à conclusão que Jesus retornaria à Terra entre a primavera de 1843 e a primavera de 1844.

    Acontece que a data passou e nada aconteceu. Ele e outros pastores fizeram novos cálculos e concluíram que a data correta seria o dia 22 de outubro de 1844, ou seja, durante o outono norte-americano. Como Jesus não apareceu, os seguidores de Miller passaram a ver a data como o Dia do Grande Desapontamento.

     A maioria dos milhares que haviam se juntado ao movimento saiu em profunda desilusão, pois muitos venderam tudo que tinham, abandonaram seus empregos e quando o dia chegou, não tinham mais bens materiais. Uns poucos, no entanto, voltaram-se para suas bíblias para descobrir porque eles tinham sido desapontados. Apesar de não terem visto acontecer nada que desabonasse o cálculo, eles concluíram que a data 22 de outubro ainda era correta, mas que Miller tinha predito o evento errado para aquele dia. 

     O erro foi que Miller baseou seus estudos da volta de Jesus em 1844 numa crença popular da época que dizia que a "Terra era o Santuário." Após o Desapontamento, alguns poucos reestudaram  as profecias, entenderam  e passaram a crer que o Santuário a que se referia o Livro de Daniel, um dos livros do Antigo Testamento, era o Santuário Celestial. Com outros estudos bíblicos é que, em 1863, originou-se a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Hoje, os Adventistas continuam esperando pelo evento mais importante da historia secular.

Fonte: Wikipedia

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário