segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Brasil reduz a taxa de mortalidade infantil além da média mundial

As Metas do Milênio são compromissos assumidos pelos
países da ONU para mudar o mundo até este ano, 2015
     Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a redução da mortalidade infantil no Brasil foi 20% maior que a média mundial. Essa conquista foi artigo no mês de setembro na revista de saúde inglesa The Lancet, que analisa a mortalidade na infância no mundo entre 1990 e 2015. Globalmente, a taxa de mortalidade de menores de cinco anos caiu de 91 mortes por mil nascidos vivos em 1990 para 43 mortes por mil nascidos vivos em 2015 (queda de 53%). No Brasil, a queda foi de 60,8 óbitos por mil nascidos vivos em 1990 para 16,4 neste ano (queda de 73%). A meta internacional já havia sido alcançada em 2012 no país, três anos antes.

     A publicação cita que esta meta só foi alcançada graças aos avanços das condições de saúde da criança brasileira, decorrentes de um conjunto de políticas públicas aplicadas no País, como a ampliação da cobertura da atenção básica, do acesso à vacinação, das taxas de aleitamento materno e do nível de escolaridade da mãe, além da diminuição da pobreza obtida pelo programa Bolsa Família.

     Além disso, o aumento das consultas de pré-natal é outro exemplo de ação realizada pelo Ministério da Saúde junto com estados e municípios,contribui para redução da mortalidade infantil e materna. A diminuição de óbitos de crianças era um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estipulados pelas Organizações das Nações Unidas, a ONU.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário