sexta-feira, 15 de julho de 2016

LER&SER: Neruda para Jovens - Pablo Neruda

        Em edição bilíngue, a coletânea do grande poeta chileno, Pablo Neruda, é destinada ao público infanto-juvenil. Sobre poeta, escreveu Ferreira Gullar: Neruda é uma voz inconfundível na poesia, e não apenas na poesia de língua espanhola. Não há exagero em afirmar que Neruda inventou um novo idioma poético que supera e adverte a ordem natural do discurso sem no entanto torna-lo hermético e incomunicável. Pelo contrário, graças à sua magia vocabular, consegue tocar um número muito grande de pessoas que ao longo dos anos constituíram o seu público espalhado pelo mundo inteiro.

       Reunindo poemas de alguns de seus livros mais famosos, como Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada (1924) e Canto Geral (1950), Neruda Para Jovens é uma antologia obrigatória para todos que querem conhecer um pouco mais da obra deste grande nome da poesia mundial.

        Pablo Neruda nasceu no dia 12 de julho de 1904. Seus primeiros poemas foram escritos no periódico A Manhã. Em 1921, radicou-se em Santiago, onde passa a publicar com mais frequência seus poemas. Seis anos depois, começa sua longa carreira diplomática quando é nomeado cônsul na Birmânia. Em suas viagens, conhece Federico Garcia Lorca e Rafael Alberti. Depois que deixou a carreira diplomática, foi eleito senador em 1945.

       Em 1965 lhe foi outorgado o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford. E em 1971 recebeu o Nobel de Literatura. Morreu em 23 de setembro de 1973, de câncer de próstata.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário