sábado, 2 de julho de 2016

A Rebelião de Stonewall: o início do movimento do orgulho gay

     
Bar Stonewall Inn, palco do início das reivindicações pelos
direitos LGBT
       Se hoje as Paradas do Orgulho Gay tornaram-se acontecimentos comuns, incorporados aos eventos oficiais das principais metrópoles mundo afora, é porque décadas passadas um grupo de manifestantes resolveu dar um basta e exigir reconhecimento e direitos iguais. Foi quando teve início a Rebelião de Stonewall, que foi uma série de violentas manifestações espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícias de Nova Iorque que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969 no bar Stonewall Inn. Esses motins são considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país.

       Mas desde os anos de 1950 que os homossexuais norte-americanos enfrentavam um sistema jurídico que se opunha a eles. Os últimos anos da década de 1960 foram muito controversos, visto que muitos movimentos sociais estavam ativos ao mesmo tempo, como os movimentos dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, a contracultura dos anos 1960 e as manifestações contra a guerra do Vietnã. Estas influências, juntamente com o ambiente liberal da região de Greenwich Village, serviram como catalisadores para as revoltas de Stonewall.

        Poucos estabelecimentos recebiam pessoas abertamente homossexuais; os que faziam isso eram, frequentemente, bares. Na época, Stonewall Inn era propriedade do grupo mafioso Cosa Nostra Americana. Por sinal, ele recebia uma grande variedade  de clientes e era conhecido por ser popular entre as pessoas mais pobres e marginalizadas da comunidade gay: drag queens, transgênero, homens efeminados, jovens, lésbicas masculinizadas, prostitutas e jovens sem-teto. As batidas policiais em bares gays eram frequentes, mas em Stonewall Inn os policiais perderam o controle. As tensões entre a polícia de Nova Iorque e os residentes homossexuais de Greenwich Village irromperam em mais protestos na noite seguinte e, novamente, em várias noites posteriores. Dentro de semanas, os moradores do bairro rapidamente organizaram grupos de ativistas para concentrar esforços no estabelecimento de lugares que gays e lésbicas pudessem frequentar sem medo de serem presos.

        Depois dessa onda de protestos, num período de seis meses, duas organizações ativistas gays foram formadas em Nova Iorque, concentrando-se em táticas de confronto, e três jornais foram criados para promover os direitos a gays e lésbicas. Em 28 de junho de 1970, as primeiras marchas do orgulho gay aconteceram em Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco e Chicago.

        Em 24 de junho de 2016, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, oficializou o bar Stonewall Inn como um monumento nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário