quinta-feira, 14 de julho de 2016

QUINTA FEMININA: Emmeline Pankhurst e o movimento sufragista

No filme As Sufragistas, coube à
Meryl Streep dar vida à Emmeline
Pankhurst
        A inglesa Emmeline Goulden nasceu no dia 14 de julho de 1858. Uma das fundadoras do movimento britânico sufragista, ficou mais conhecida como a Sra. pankhurst depois do casamento com o advogado Richard Marsden Pankhurst. O nome está, mais do que qualquer outro, associado com a luta pelo direito de voto para mulheres de classe média alta no período imediatamente antes da Primeira Guerra Mundial.

       O marido já era um apoiador do movimento das sufragistas e foi o autor da legislação Married Women's Propriety Acts (Lei da Propriedade da Mulher Casada), de 1870 e 1882. Em 1889, Emmeline fundou a Liga do Franchise das mulheres, e mesmo com a morte do marido a campanha não foi interrompida. As táticas da Sra. Pankhurst para atrair a atenção do movimento tiveram como resultado o aprisionamento por diversas vezes. 

        Viúva, se viu diante da necessidade de sustentar sozinha os quatro filhos, o que fez acrescentando à atividade na sua loja, um emprego como auxiliar em um cartório de registros. Suas duas  filhas, Christabel e Sylvia, aderiram à luta da mãe, embora em posições diferentes. Christabel e Emmeline apoiaram o liberalismo britânico, assumindo uma posição patriótica durante a Primeira Guerra, enquanto que Sylvia aderiu ao movimento socialista contra a guerra, chegando a se tornar uma figura de relevo no Partido Comunista Britânico. 

         Em 1926 Emmeline foi escolhida como candidata do Partido Conservador pelo distrito eleitoral do East End de Londres, importante região operária na época, mas caiu doente antes da eleição. A autobiografia Minha Própria História foi publicada em 1914. Morreu em 1928, tendo atingido o maior de seus objetivos: o direito de voto para as mulheres no Reino Unido.

Fonte: Revolução Feminista

Nenhum comentário:

Postar um comentário