sexta-feira, 19 de junho de 2015

Os irmãos Segreto, o cinema e o 19 de junho

Afonso realizou cerca de 60 filmes, entre 1898 e 1901
Italiana era a nacionalidade daquele que teria sido o primeiro cinegrafista e diretor do país a registrar as primeiras imagens em movimento do território brasileiro, no ano de 1898. Afonso Segreto fez então imagens da entrada da Baía de Guanabara, a bordo do navio francês Brésil - a primeira filmagem em território nacional. E foi por conta deste trabalho, realizado no dia 19 de junho daquele ano, que a data passou a ser considerada como o Dia do Cinema Brasileiro; apesar de alguns preferirem comemorar no dia 5 de novembro em função da primeira exibição pública de cinema.

Mas a odisseia cinematográfica começou, anos antes, em 1883, com seus irmãos Paschoal e Gaetano Segreto, quando Paschoal, então com 15 anos e Gaetano, dois anos mais velho, decidem imigrar para o Brasil. No Rio de Janeiro, trabalharam vendendo bilhetes de loterias e jornais e, dada a afinidade com os negócios, passaram a explorar as primeiras formas de divertimento na cidade, como jogos, apostas e loterias - consideradas contravenção - o que os levou a várias passagens pela Casa de Detenção. Quando estavam bem estabelecidos, trouxeram em 1896 o outro irmão, Afonso Segreto.


Morador do bairro Santa Tereza,
Pascoal casou-se, mas não teve filhos
Paschoal começou a observar o surgimento de cabarés, cafés-conserto e salões, onde se ofereciam variados tipos de espetáculos com vários artistas. E sempre havia alguma novidade mecânica, como o Fonógrafo e o Cinematógrafo. Com visão comercial, cria a primeira empresa de porte e de nome nacional do setor, a Empresa Paschoal Segreto. 

Observando o sucesso das exibições irregulares do Cinematógrafo na cidade, e junto com o amigo José Roberto Cunha Salles, em 31 de julho de 1897, inaugura o Salão Novidades de Paris no Rio, com a presença de 1.572 pessoas. Pouco mais de um ano dos irmãos Lumière estrearem o cinema em Paris.

O sucesso do Salão foi tanto, que para atender à crescente demanda por novos filmes, partiram emissários para os Estados Unidos e Europa a fim de adquirir novas produções. Afonso Segreto firmou-se na função e, além disso, aprendeu a usar novos equipamentos cinematográficos. Em 19 de junho do ano de 1898, de volta de uma de suas viagens, trazendo consigo uma câmera de filmar, e ainda a bordo do navio faz os registros da Baía de Guanabara.

Desfeita a sociedade com Cunha Salles, um incêndio destrói por completo o Salão e o resto da construção, inclusive os dois andares onde os Segreto moravam e guardavam equipamentos. Como o prédio tinha seguro, em janeiro de 1899 Paschoal reabre o espaço e entra de vez no ramo do entretenimento. Inaugura o Parque Fluminense, com um cinematógrafo ao ar livre e uma pista de patinação no gelo. Depois, abre o Coliseu Boliche, o Maison Moderne, o Moulin Rouge e o High Life Club; em todas as casas, o cinema era a atração central, porém não exclusiva. Em Niterói, São Paulo e Santos controlou várias casas de espetáculos e jogos.

Diferente de outros empresários que já despontavam, Paschoal foi o primeiro a exibir em suas salas produções nacionais, principalmente as realizadas pelo irmão Afonso. Por conta de discussões e desacordos políticos entre eles, Afonso foi afastado da Empresa Paschoal Segreto e muda-se para São Paulo, e abre um laboratório fotográfico. Tempos depois, retorna á Itália, onde morre quase que anonimamente. Em 1902, a empresa apresenta um único filme - Vistas Nacionais - com o reaproveitamento de filmagens de Afonso. Paralisa as atividades cinematográficas em 1907.

Gaetano Paschoal continuou trabalhando com a distribuição de jornais. Tornou-se editor de um jornal publicado no Rio, em italiano. Casou-se e teve dez filhos. Morreu na Itália em 1908, deixando nove filhos, que passaram a ser criados por Paschoal.

Com o surgimento da gigante Companhia Cinematográfica Brasileira, Paschoal se manteve no setor apenas como um pequeno exibidor, mas continuou empresariando entretenimentos variados. Enriqueceu, trazendo para o teatro seus conceitos de entretenimento a preços populares. Contribuiu para a  formação de um teatro nacional cômico e musical, o Teatro de Revista. Procópio Ferreira, ator e diretor teatral, o chamava de Papa do teatro brasileiro. 

Em comemoração ao centenário de Niterói, em 1919, trouxe uma novidade do exterior, o Carrossel. Faleceu em fevereiro de 1920 e foi sepultado no Cemitério São João Batista


Fonte: Blog Salas de Cinema
Foto: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário