Em sua homenagem, Pérola é nome de um município no Paraná |
A partir de 1930, Pérola liderou, ao lado da professora Maria Antonieta de Castro, uma campanha contra a mortalidade infantil, numa época em que as diferenças sociais começavam a se acentuar, e as taxas de mortalidade, principalmente infantil, eram altíssimas.
A Cruzada Pró-Infância nasceu com o objetivo de coordenar e ampliar os esforços feitos em prol das crianças e das gestantes, mas com o tempo essa ideia cresceu e o programa da Cruzada incluía uma grande variedade de atividades. Sempre junto à educadora Maria Antonieta, Pérola criou dispensários com serviços de clínicas geral, higiene infantil e pré-natal; organizou parques e creches; criou bibliotecas infantis e patrocinou a criação de um lactário. Procurou influenciar autoridades para a execução de programas voltados ao cumprimento dos direitos da mulher, e foi uma das primeiras a defender a divulgação das causas da mortalidade no parto e no pós-parto, com o objetivo de melhorar o pré-natal.
Hospital Pérola Byington |
Pérola Byington foi diretora geral da Cruzada - desde a fundação, até sua morte, em 1963. Faleceu em Nova Iorque, mas foi sepultada no Cemitério da Consolação, segundo sua vontade. Seu nome sempre estará associado à historia da assistência à infância e à maternidade no Brasil. Em função dessa dedicação, o antigo Hospital da Cruzada, hoje Centro de Referência da Saúde da Mulher, leva o nome de Hospital Pérola Byington.
Foto: Internet e Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário