Ao longo dos anos, vários versões para o velho Fusquinha |
As primeiras unidades do carro foram testadas em um enduro de 50 mil Km, de outubro a dezembro de 1936. Dez anos depois, a fabricante já alcançava o Fusca número 10 mil produzido. Embora a Volkswagen tenha enfrentado dificuldades para manter a produção nos anos seguintes à 2ª Guerra Mundial, a fabricação continuou e, em 1947 começaram as primeiras exportações do Fusca. O primeiro país a receber o modelo foi a Holanda.
Modelos "tunados" dão graça e beleza ao simpático Fusca |
Brasil
Em 1951, o modelo chegou ao Brasil, e somente em janeiro de 1959, passou a ser construído no país. Por aqui, ele foi produzido até 1986, quando tinha 3,3 milhões de unidades vendidas no país. Em 1993, a produção foi retomada, mas só continuou até 1996.
Em julho de 2003, o último Fusca foi produzido, na fábrica de Puebla, no México. Mas em 2012, a Volks anunciou a nova versão do automóvel. O carro chegou às concessionárias deixando para trás os traços do New Beetle, uma versão moderninha do Fusquinha. O modelo oferece 200 cavalos de potência pelo menor preço de mercado, mas está muito longe de ser o "popular" que liderou as vendas no passado.
Curiosidades
Ex-presidente do Uruguai, José Mujica e seu Fusca. Sheik árabe ofereceu 1 milhão de dólares pelo veículo e Mujica recusou. |
O Volkswagen recebeu nomes diferentes em quase todos os países em que foi vendido. Na Dinamarca foi chamado de Boblen (bolha), na Indonésia ficou conhecido como Kodok (sapo), em Portugal como Carocha e no Brasil como Fusca.
A ideia de construir uma versão conversível do Fusca aconteceu em 1948, mas um incêndio na fábrica que produziria o modelo fez com que o projeto fosse abandonado em 1952, após apenas 696 conversíveis terem sido feitos.
Fonte: Terra
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