terça-feira, 23 de junho de 2015

Homenagem ao mais popular dos carros, o Fusca

Ao longo dos anos, vários versões para o velho Fusquinha
Ele já foi o primeiro carro de muitos grandinhos que tem acima dos 40 anos de idade. Já foi tema de música: quem não se lembra do clássico de Almir Rogério Fuscão Preto? Difícil encontrar quem nunca tenha passeado em um dos seus vários modelos. E quase todo mundo, se pudesse, transformaria-o num modelo de acordo com o seu perfil. Sucesso de vendas, no dia de ontem foi comemorado o Dia Mundial do Fusca. Data celebrada desde 1995, porque em 22 de junho de 1934 foi assinado contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o projetista austríaco de carros Ferdinand Porshe, que foi o responsável por desenvolver o protótipo do carro popular.

As primeiras unidades do carro foram testadas em um enduro de 50 mil Km, de outubro a dezembro de 1936. Dez anos depois, a fabricante já alcançava o Fusca número 10 mil produzido. Embora a Volkswagen tenha enfrentado dificuldades para manter a produção nos anos seguintes à 2ª Guerra Mundial, a fabricação continuou e, em 1947 começaram as primeiras exportações do Fusca. O primeiro país a receber o modelo foi a Holanda.


Modelos "tunados" dão graça e beleza ao simpático Fusca
Em 1955, a Volkswagen alcançou uma nova marca: 1 milhão de Fuscas produzidos, e produção diária de cerca de 1 mil veículos. O recorde mundial de produção chegou em 17 de fevereiro de 1972, quando mais de 15 milhões de Fuscas foram fabricados e passou a ser o carro mais produzido até então, batendo o Ford T.

Brasil

Em 1951, o modelo chegou ao Brasil, e somente em janeiro de 1959, passou a ser construído no país. Por aqui, ele foi produzido até 1986, quando tinha 3,3 milhões de unidades vendidas no país. Em 1993, a produção foi retomada, mas só continuou até 1996.

Em julho de 2003, o último Fusca foi produzido, na fábrica de Puebla, no México. Mas em 2012, a Volks anunciou a nova versão do automóvel. O carro chegou às concessionárias deixando para trás os traços do New Beetle, uma versão moderninha do Fusquinha. O modelo oferece 200 cavalos de potência pelo menor preço de mercado, mas está muito longe de ser o "popular" que liderou as vendas no passado.

Curiosidades


Ex-presidente do Uruguai, José Mujica e seu Fusca. Sheik
árabe ofereceu 1 milhão de dólares pelo veículo e Mujica
recusou.
Em 1931, a Alemanha era assolada por uma dura recessão e tinha um dos piores índices de motorização da Europa. A maioria de suas fábricas era de carros de luxo, caros, e fabricados à mão. Daí a necessidade de um carro pequeno, econômico e popular. Nasceu aí o conceito do "Volks Auto" ou "Volks Wagen", expressões alemãs que traduzem a ideia de carro popular.

O Volkswagen recebeu nomes diferentes em quase todos os países em que foi vendido. Na Dinamarca foi chamado de Boblen (bolha), na Indonésia ficou conhecido como Kodok (sapo), em Portugal como Carocha e no Brasil como Fusca.

A ideia de construir uma versão conversível do Fusca aconteceu em 1948, mas um incêndio na fábrica que produziria o modelo fez com que o projeto fosse abandonado em 1952, após apenas 696 conversíveis terem sido feitos. 

Fonte: Terra

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