Primeira cega a frequentar um curso regular |
Especializou-se em educação de cegos no Teacher's College, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Naquela ocasião, participou de uma reunião com a Diretoria da Kellog's Foundation e expôs o problema da falta de livros em Braille para os cegos brasileiros e da necessidade de se conseguir uma Imprensa Braille para a Fundação. Em 1948, a Fundação Dorina Nowill para Cegos recebeu da Kellog's Foundation uma Imprensa Braile completa com maquinários, papel e outros materiais. Hoje, esta Imprensa Braile utiliza produção em larga escala, equipamentos de grande porte, recursos humanos especializados e matéria prima especial.
Mais de 60 anos de trabalho e auxílio |
Pioneira em seu tempo, ocupou importantes cargos em organizações internacionais de cegos. Foi inclusive Presidente do Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos, hoje União Mundial dos Cegos.
Casou-se com o advogado Edward Hubert Alexander Nowill, a quem conheceu quando estudava na Universidade de Columbia, como bolsista de uma fundação voltada para a educação e reabilitação de cegos. Tornou-se mãe e avó de vários netos. Morreu em 2010, aos 91 anos em função de uma parada cardíaca.
A Fundação
Há mais de seis décadas, a Fundação Dorina Nowill tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros em Braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para cerca de 2.500 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A Fundação é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico e, ao longo dos anos, produziu mais de seis mil títulos e dois milhões de volumes impressos em Braille. Produziu ainda mais de 1.600 obras em áudio e cerca de outros 900 títulos digitais acessíveis. Além disso, mais de 17 mil pessoas foram atendidas nos serviços de clínicas de visão subnormal, reabilitação e educação especial.
Com sede em São Paulo, a Fundação Dorina Nowill atua em todo o Brasil por meio de projetos e ações que visam a inclusão de pessoas com deficiência visual.
Fonte e fotos: Fundação Dorina Nowill e Ethel Rosenfeld
Nenhum comentário:
Postar um comentário