sábado, 13 de junho de 2015

Em um ano, Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência registrou 14 mil casos

Desde que foi criada, em junho do ano passado, até hoje, a Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo contabilizou mais de 14.100 registros, entre os meses de maio de 2014 a maio de 2015. Diretamente, a unidade já atendeu 761 casos; foram lavrados 212 Boletins de Ocorrência e instaurados 82 inquéritos. Soma-se a esses dados, os acompanhamentos das denúncias que chegam pelo serviço Disque 100 e pelas ocorrências provenientes de todo o estado. 

A Delegacia opera com modelo diferenciado e conta com um Centro de Apoio Integrado por assistentes sociais, psicólogos, intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), cientista social e recursos de tecnologia assistiva, que facilitam o acesso à informações para pessoas com deficiência visual. Além do atendimento direto, os policiais e a equipe multidisciplinar oferecem suporte remoto ou presencial a outros distritos policiais, realizam visitas domiciliares e encaminham as vítimas para serviços de proteção social. Um outro serviço, é informar policiais sobre as características da violência contra pessoas com deficiência e capacitá-los para melhor atender as vítimas com este perfil. Mais de 300 alunos da Academia de Polícia, Acadepol, já passaram por este treinamento.

Uma violência quase invisível

Dados internacionais da Organização das Nações Unidas reforçam a necessidade de um olhar específico aos portadores de algum tipo de deficiência que tem 1,5 vezes mais chances de ser vítima de abuso sexual e 4 a 10 vezes maior probabilidade de ter vivenciado maus-tratos quando criança. Esse público também tem mais dificuldade em acessar serviços e obter a intervenção da polícia, proteção jurídica ou cuidados preventivos, seja por problemas de locomoção ou de comunicação.

Para enfrentar essa situação, surgiu o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência, oficializado por meio do decreto 59.316, de 21 de junho de 2013.

Contato:

Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência - DPPD
Rua Brigadeiro Tobias, 527 - térreo - próximo à estação Luz do metrô
2ª a 6ª feira - das 9h às 18h
Tel.: 11 3311-3380 / 3381 / 3383
e-mail: violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br
Skype: apoio_dppd

Fonte: Secretaria de Direito da Pessoa com Deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário