sábado, 16 de julho de 2016

Dia do Homem ter consciência da importância da sua saúde

         Com o objetivo de chamar a atenção para a saúde do homem, o dia 15 de julho foi proposto pela Ordem Nacional dos Escritores, em 1992, para ser comemorado o Dia Nacional do Homem, ainda que o dia 19 de novembro seja comemorado o Dia Internacional do Homem. No entanto, ambas as datas têm o propósito de conscientizar a sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino.

           Desde o início do século 21, muitas campanhas vêm sendo feitas em vários países para que os homens compreendam a importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde. Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao câncer de próstata, que atinge boa parte da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão.

           Um ponto importante a destacar que um outro objetivo está na reflexão que a data propõe sobre a igualdade entre os gêneros masculino e feminino, tendo como incentivo a mudança de comportamento com relação a muitas posturas colocadas, tanto por condutas machistas quanto por condutas do radicalismo feminista, que tendem a restringir o debate da valorização profissional e social da mulher e do papel fundamental que o homem desempenha nesse processo.

            Por isso, tanto o dia 15 de julho quanto o dia 19 de novembro são situações oportunas para esse tipo de reflexão.

Fonte: Brasil Escola
Ilustração: Livraria Florence

Um comentário: