domingo, 20 de dezembro de 2015

A dengue é um perigo para os cães?

     Com a proximidade das altas temperaturas, volta o temor ao inimigo número um dos brasileiros: o Aedes Aegypt, o popular mosquito da dengue. Para os humanos, a presença do mosquito representa um risco à saúde. Mas, e para os animais? Há o risco de cães contraírem dengue? A resposta é não.

     Apesar do mosquito transmissor da dengue conseguir picar outros animais, ele só é capaz de transmitir a doença para humanos. O homem é o único reservatório vertebrado do vírus. Por isso, tanto o cachorro quanto o gato não terão a doença caso sejam picados pelo mosquito.

    Segundo estudo publicado no Journal of Medical Entomology, uma das possíveis razões para isso é que o sangue humano tem uma determinada concentração de uma proteína (isoleucina) que o mosquito utiliza para sintetizar suas reservas energéticas e se reproduzir. Daí, sua preferência pelo sangue humano, fazendo-o transmitir a doença.

Cuidados

     Vale lembrar que os cães não fazem parte do ciclo da dengue, porém são responsáveis por outras doenças gravíssimas transmitidas por mosquitos, entre elas, a leishmaniose e a dirofilariose. Por isso, é muito importante fazer uso de produtos específicos que afastem os mosquitos, e no caso da dirofilariose, utilizar um medicamento específico.

Fonte: Artigo da médica veterinária Andrea Chemin para o site Bru Pacífico
Foto: Planeta Sustentável

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário