quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

QUINTA FEMININA: Ava Gardner, uma das mais belas atrizes de Hollywood

Coroada por críticos como a dona do
rosto mais bonito de Hollywood
     A atriz norte-americana do cinema clássico Ava Lavínia Gardner nasceu no ano de 1922, véspera do Natal. Indicada ao Prêmio Oscar, foi uma das grandes estrelas do século 20. Considerada mito, está entre as 50 maiores lendas do cinema, tendo como destaque sua exuberante e fotogênica beleza.

    O início de sua carreira aconteceu por conta de seu cunhado. Fotógrafo em Nova Iorque,  Larry Tarr encheu suas vitrines com fotos de Ava Gardner, então com 16 anos de idade. Uma dessas fotos foi vista por um funcionário da Metro Goldwyn Mayer, Barney Duhan, que aconselhou Larry a encaminhar as fotos para o estúdio. Admirada pelo direitor George Sidney, foi convidada para ir para Hollywood para tentar um pequeno teste. Trabalhou como modelo de agência e fez aulas de dicção para perder o sotaque da cidade sulina de Smithfield. Fez pequenas aparições em filmes sem ao menos ter seu nome nos créditos.


Uma campanha publicitária denominou
a atriz de "O mais belo animal do
mundo"
     Em 1941, Mickey Rooney fazia um musical na Broadway, no qual imitava Carmen Miranda, de baiana e maquiagem exagerada, e quando conheceu Ava. Casaram-se em 10 de janeiro de 1942, divorciando-se um ano depois. Seu segundo casamento aconteceu três anos depois com o músico, compositor e regente Artie Shaw; e assim como o primeiro, este segundo matrimônio durou pouco mais de um ano. Mas o seu último e mais marcante casamento foi com Frank Sinatra, a Voz, no ano de 1951, e que durou um pouco mais que os demais; oficialmente, a separação ocorreu em 1957. Depois disso, Ava Gardner não mais se casou e nunca teve filhos.

     Antes do auto-exílio, Ava Gardner foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, em 1953, pelo papel em Mogano, estrelado ao lado de Clark Gable e Grace Kelly. Em 1954, protagonizou A Condessa Descalça. Depois que deixou os Estados Unidos nunca mais morou no país. Preferiu a mudança para ficar longe de Sinatra, ou talvez por ter sido vítima  do Marcathismo, perseguição aos comunistas ordenada pelo general americano MaCarth, nos anos 50 no auge da Guerra Fria.

     Depois que sua carreira declinou, nos anos 60, a bela mudou-se para Londres, onde passou seus últimos dias, quase que anônima, entregue à bebida. Ava Gardner morreu em Londres, no dia 25 de janeiro de 1990, em consequência de uma pneumonia e foi enterrada em sua cidade natal, onde hoje existe um memorial em sua homenagem.

Fonte: E-Biografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário