segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Facebook e suas falsas informações

No dia 1º de abril, o site da Turma da Mônica anunciou a
edição de uma revista especial em que o Cascão tomaria
 banho. As pessoas que não ligaram a informação
 ao Dia da Mentira, certamente acreditaram na notícia
     As pessoas dizem necessitar de mais tempo para suas atividades. Dividem o tempo que tem com atividades, trabalhos e obrigações que julgam serem mais importantes que dispensar alguns preciosos minutinhos com notícias sérias e informativas. A pressa tem levado-as a recorrer a textos superficiais, sem nenhuma investigação mais séria. E são esses sites que estão entupindo as redes sociais.

      Para ilustrar, vemos que a rede social Facebook, que a princípio tinha tudo para ser um meio pelo qual as pessoas se reencontram e interagem, virou o meio pelo qual essas mesmas pessoas adquirem informações. De cultura à política, poucos se dão ao trabalho de ler a notícia por inteiro, interessa apenas que o título esteja em acordo com as ideologias do leitor/usuário. Se sou a favor do atual governo, irão me interessar as notícias pró-Governo; se sou a favor do impeachment da presidente, todas as notícias negativas a seu governo irão me interessar. Tornou-se cômodo obter a notícia de um site qualquer e a compartilhar com amigos. Com isso, tem-se a certeza de que aquela matéria é verdadeira. 

     Como pauta dos últimos tempos, as notícias sobre política invadem a rede em velocidade superior ao acontecimento real dos fatos. Embalados pelos programas sociais do Governo Federal, surgem falsas notícias que dizem que as garotas de programa serão beneficiadas com uma renda mensal, denominada de Bolsa Prostituta e que os presidiários seriam beneficiados com o Bolsa Presidiário. Tudo isso, com a intenção de explodir uma onda de ódio já criada pelos que são contra os programas sociais existentes.

     Àqueles que julgam o Brasil como o País dos absurdos nem se dão ao trabalho de verificar a procedência da notícia - mentirosa - de que Suzane Richthofen seria nomeada para a presidência da Comissão da Seguridade Social. Hã? Como assim? Simples, para ser presidente de uma Comissão no Congresso, é necessário ser parlamentar, e Suzane continua, até o momento, na condição de detenta.

     Pelo Facebook soubemos que a Torre Eiffel solidarizou-se com a tragédia da cidade mineira de Mariana, ostentando as cores do Brasil. Na verdade, o verde e amarelo que iluminaram a torre eram para homenagear a África do Sul, durante o campeonato de rugby que a França sediou. Para nossa frustração. Também pelo Facebook, quase acreditamos que os amazonenses capturaram uma jiboia de 50 metros de comprimento. E tivemos medo quando soubemos que a presidente Dilma ameaçou tirar a internet do Brasil após os protestos de junho de 2013. Mentira e mentira.

     No afã de querer dar a notícia, os usuários da rede tornam-se mais um propagador de falsas informações. Pelo sim, pelo não, da próxima vez em que optar por compartilhar uma notícia,  não custa consultar antes o Google, e checar a veracidade da informação nos sites que a pesquisa lhe indicar.

Ilustração: Site Megacurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário