quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

QUINTA FEMININA: a historia da primeira mulher transexual é retratada em filme

À esquerda como Einar Wegener, e depois da cirurgia
como Lili Elbe
     A trajetória do primeiro homem da historia a se transformar em uma mulher é retratada em A Garota Dinamarquesa, com estreia marcada para fevereiro de 2016. O filme mostra a vida do artista Einar Wegener, que nasceu no ano de 1882. Inicialmente, ele posa vestido de mulher para sua esposa, que é pintora. Até que a prática é revelada como um típico caso de transexualidade. Einar sente-se como uma mulher presa em um corpos de homem. Seu sofrimento é tanto que, a essa altura, já com o nome feminino de Lili Elbe, contata médicos e decide pela mudança definitiva. Ela topa ser cobaia da primeira cirurgia para readequação sexual. Fez um total de cinco. Aos 49 anos, no entanto, faleceu, no dia 13 de setembro de 1931, em decorrência de uma tentativa de implante de ovários - que seu corpo rejeitou. Na tela, Einar é interpretado por Eddie Redmayne, ganhar do Oscar por A Teoria de Tudo.

     A dinamarquesa Lili Elbe nasceu Einar Mogens Wegener no dia 28 de dezembro de 1882. Artista de sucesso, decidiu parar de pintar depois de submeter-se a uma cirurgia genital, o que a tornou conhecida como provavelmente a primeira mulher transexual. Então, adotou o nome de Lili Ilse Elvenes. 

      Embora lhe tenha sido atribuído o sexo masculino ao nascimento, Elbe era intersexual, e tinha características tanto masculinas como masculinas. Chegou a ser casada com outra mulher, Gerda Wagner - sendo o casamento anulado depois da transição de que surgiram em decorrência de sua cirurgia de readequação sexual. 

      O casamento ocorreu em 1904. Os dois trabalharam como ilustradores, com Elbe especializado em paisagens e sua mulher ilustrava para livros e revistas de moda. Os dois  viajaram por toda a Itália e França, Elbe se vestiu com roupas de mulher pela primeira vez quando Gerda Gottlieb não encontrava modelos.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário