domingo, 27 de dezembro de 2015

Fogos de artifício: beleza para os humanos e pavor para os cães

    Estamos há poucos dias a espera de mais um ano. Enquanto muitas pessoas preparam o estoque de fogos de artifício e rojões para comemorar o novo ano, outras começam a improvisar meios para tentar diminuir o sofrimento de seus animais de estimação. Mas, por que o barulho dos rojões incomoda os pets?

    Os cães possuem uma capacidade auditiva diferente do ser humano. De acordo com o médico veterinário Carlos Arthur Lopes Leite, do Setor de Clínicas de Pequenos Animais do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras, de Minas Gerais, para efeito de comparação, o ouvido canino é capaz de perceber sons com frequência entre 10 Hz (unidade de medida da frequência de uma onda) e 40.000 Hz; enquanto que o homem percebe sons na faixa dos 10 Hz à 20.000 Hz. Além disso, os cães conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes que o ser humano. A diferença entre os cães e o homem acontece por questões de evolução. O ser humano com seus olhos posicionados à frente (ao contrário dos cães que são mais laterais), consegue focar um objeto com maior precisão, além de ter um campo visual maior. Com esse aprimoramento  da visão, a audição ficou em segundo plano. Nos cães, há uma maior dependência do sentido  auditivo que nos homens. Assim, sua audição deve compensar suam visão. Sem contar que o homem se tornou tão especializado em suas faculdades mentais, que a audição é apenas mais um suporte ao processo, junto com todos os outros sentidos.

Como lidar com a situação

      Como é impossível evitar a queima de fogos nessa época do ano, o que o proprietário pode fazer é não ficar com o animal no colo, pois ele irá entender que o comportamento emitido naquele momento está correto e sendo recompensando. E evitar alimentá-los no momento dos fogos. 

     Uma dica é compensar o barulho dos fogos colocando um som mais alto e suportável ao cão no ambiente (como música ou televisão). Enriquecer o ambiente com brinquedos, para mantê-lo distraído. É bom evitar o acesso a locais potencialmente perigosos, como varandas, janelas e piscinas. Ou em casos mais extremos, quando os cães sofrem muito com o barulho, é buscar ajuda junto ao médico veterinário para que sejam prescritos sedativos, a fim de tranquilizar o animal.

Fonte: IDMETPET

Nenhum comentário:

Postar um comentário