segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Quantos amigos você tem?

Muitos ou poucos, o importante é ter amigos
    Na rede social Facebook há a possibilidade dos usuários adicionarem milhares de pessoas como amigos em seu perfil pessoa. E com um número expressivo de pessoas cadastradas como amigos, o aplicativo facilita a vida dos mais esquecidos, lembrando nomes e datas de aniversário, por exemplo. Mas, e se não fosse por esse recurso, o cérebro humano conseguiria dar conta de comportar um número tão grande assim de amigos? De acordo com pesquisas, não.

     Um estudo feito na Universidade de Oxford comparou o tamanho do cérebro humano, mais precisamente do neocórtex - área responsável pelo pensamento consciente -, com o de outros primatas. E ao cruzar estas informações com dados sobre a organização social de cada uma das espécies ao longo do tempo, concluiu que 150 é o máximo de amigos que uma pessoa consegue ter ao mesmo tempo. Portanto, os relacionamentos que extrapolam esse número são inevitavelmente mais casuais.

     Mas os cientistas não conseguiram encontrar uma razão que explique esse número limite de 150. Eles acreditam que foi a maneira pela qual o cérebro conseguiu construir e administrar o que viria a se tornar, ao longo do tempo, o bem mais importante da espécie humana: a rede social. Alguns pesquisadores foram além, e constataram que, dentro desse grupo de 150, há uma série de círculos concêntricos de amizades: 5, 15, 50 e 150 pessoas, cada uma com características diferentes. E o mais interessante é que estes tais círculos já haviam sido descritos por filósofos como Confúcio, Platão e Aristóteles. Na Antiguidade, 5 já era considerado o número máximo de amigos íntimos que alguém poderia ter. São aqueles com quem você mais fala. Quinze amigos em seu círculo social são as pessoas bastante importantes para você. Este grupo pode incluir colegas de trabalho ou amigos de amigos.

     Cinquenta é o número médio de pessoas nos acampamentos de caça em comunidades primitivas, e considerado o número de amizades mantidas pelas pessoas. Cento e cinquenta é o tamanho médio dos grupos no período neolítico. E podem, inclusive, ser a chave do sucesso profissional. Por exemplo, a empresa têxtil norte-americana Gore-Tex abre uma nova sucursal  cada vez que seu número de funcionários passa de 150 pessoas. Dentro de um grupo social, é o máximo que o cérebro consegue administrar ao mesmo tempo. São as pessoas cujos nomes, rostos e características você consegue memorizar.

      Seja lá qual for a quantidade de pessoas que você considera como amigos, o fato é que sem eles é impossível construir uma vida plena e saudável.

Fonte: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário