domingo, 6 de dezembro de 2015

O trabalho voluntário de médicos veterinários em Mariana

O objetivo do trabalho dos
médicos é o bem-estar dos
animais que sofreram por dias
     Além das vidas humanas perdidas devido ao rompimento da barragem de mineração em Mariana, Minas Gerais, um número incalculável de animais também foram mortos na tragédia. No entanto, centenas de animais resgatados estão contando com a ajuda de médicos veterinários de todo o País, principalmente de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Profissionais que ao tomarem conhecimento da tragédia deram uma pausa em seus compromissos e foram exercer a Medicina Veterinária de forma voluntária no local. O trabalho inclui revezamento dia e noite no cuidado com os animais.

     No distrito de Bento Rodrigues, uma estrutura com divisórias e baias reúne mais de 200 animais entre cães, gatos, galinhas, gansos, patos, bois, porcos e cavalos, que após passarem dias atolados na lama, eles chegaram ao Centro de Recolhimento debilitados, com fome e machucados.

     Todos os animais foram vacinados, vermifugados, possuem uma ficha clínica com a medicação e a alimentação que devem receber, além de uma placa como nome do proprietário, quando identificado. A maioria deles já foi identificada pelos donos, moradores atingidos pela tragédia que ainda estão sem casa, e, por isso, sem condições de retirá-los do local. Quando autorizados pelos donos, os animais são levados para castração.

     O trabalho ganhou o apoio de alunos de residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG.

Atuação

     De acordo com o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda, no início desse ano, quando ocorreram desastres com inundação em Alagoas os médicos veterinários também atuaram voluntariamente na região. E estes trabalhos mostram à sociedade o papel que o médico veterinário desempenha no campo social.

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário