terça-feira, 12 de julho de 2016

Tratamentos dermatológicos devem ser feitos por profissionais qualificados

A dermatologia é uma das especialidades mais
amplas e generalistas da medicina
        É fato e notório que o Brasil é um país onde cada vez mais as pessoas investem em tratamentos estéticos. E o mercado, a fim de atender a este público, apresenta as mais variadas ofertas, que vão desde tratamentos a preços baixos, até os procedimentos mais complexos, cujos valores cabem no bolso de apenas uma pequena parcela da sociedade. Mas, ainda que o interesse seja grande, é preciso cuidados na hora da escolha do profissional. A Sociedade Brasileira de Dermatologia repudia a realização de procedimentos cosmiátricos praticados por não médicos.

       Uma importante área de atuação é a cosmiatria, que propõe tratamentos baseados em amplos estudos científicos. No entanto, o que vemos hoje é a banalização dos tratamentos da pele. Como exemplo, é o peeling de fenol, que quando realizado por um profissional não habilitado pode causar queimaduras. Este tipo de tratamento deve ser realizado exclusivamente por médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos. Não é um tratamento adequado para áreas extensas, como toda a face, além de ter que ser realizado com amplo monitoramento cardíaco, pois a substância pode provocar efeitos cardiotóxicos. Sua utilização correta requer anamnese (história do paciente), exame físicos e exames laboratoriais prévios, já que o fenol é absorvido sistematicamente a partir da pele, podendo provocar efeitos nocivos no coração, sistema circulatório, rins, fígado, além de coma.

       Por isso, antes de realizar um tratamento de pele, é importante se certificar que o profissional responsável é um médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina e com especialização pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É também recomendável verificar se o local tem  autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário