sábado, 9 de julho de 2016

Conjunto da Pampulha poderá ser Patrimônio Mundial do Brasil

No total, 22 países irão avaliar o reconhecimento
desse patrimônio moderno brasileiro
     Nos próximos dias, mais precisamente no dia 15 de julho, o Conjunto Nacional da Pampulha poderá ser mais um Patrimônio Mundial no Brasil reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com o título inédito de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno, que irá valorizar esse marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e nacional. A decisão acontecerá na 40ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, na Turquia.

     O Conjunto Moderno foi concebido com o objetivo de criar uma obra de arte total, integrando as peças artísticas ao edifícios e estes à paisagem, e conta com as quatro primeiras obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, projetadas na década de 1940. O conjunto possui também jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx, painéis com azulejos do pintor Candido Portinari e esculturas de artistas renomados como Alfredo  Ceschiatti e José Alves Pedrosa. É formado por uma paisagem que agrega quatro edifícios articulados em torno do espelho d'água de um lago urbano artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha é integrado pela Igreja de São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte de Pampulha), a Casa do Baile (Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (Iate Tênis Clube), todos bens construídos entre 1942 e 1943.

     O Brasil conta hoje com o total de 19 bens culturais e naturais na lista de 1.031 bens reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial.

Fonte: MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário