quinta-feira, 22 de outubro de 2015

QUINTA FEMININA: The Supremes, o grupo feminino que teve uma carreira curta, mas com sucessos eternos

Florence Ballard, ao centro. Mary Wilson, à esquerda e
Diana Ross
     O dia 22 de outubro de 1966 foi um divisor na carreira da banda, pois foi nesta data que The Supremes tornou-se a primeira banda formada só por mulheres a atingir o primeiro lugar na lista de discos mais vendidos.

    The Supremes foi o mais famoso grupo de vocal feminino dos anos 1960 e uma das principais marcas da gravadora Motown. Ficou ativo de 1959 até 1977, com estilos de música variados, incluindo Doo-Wop, Pop, Soul, Psicodelia e Disco. Entre 1964 e 1969, o grupo conseguiu emplacar 20 sucessos no Hot 100 da Billboard. Muitos desses sucessos foram escritos e produzidos pelo time mais criativo da Motown, o Holland-Dozier-Holland. 

Diana&The Supremes: Cindy, à esq.
e Mary 
     Em 1958, a então estudante do ensino médio, Florence Ballard, conheceu dois integrantes de um grupo de canto masculino em Detroit conhecido como The Primes, que tinha em sua formação Paul Willians e Eddie Kendricks. Como Florence também cantava, Willians teve a ideia de criar um grupo de canto feminino. Chamou sua namorada, Betty Mc Glown (substituída posteriormente por Barbara Martin), enquanto que Florence trouxe sua melhor amiga, Mary Wilson. Inicialmente, a grupo foi batizado com o nome de Primettes e cantava sucessos de Ray Charles, entre outros, em clubes sociais nos arredores de Detroit. Após a saída de Barbara Martin, The Supremes continuou como trio. Diana Ross, juntou-se ao grupo, inicialmente, exercendo a função de maquiadora, costureira e cabeleireira.  

     Depois da entrada de Diana Ross oficialmente como cantora, originando várias brigas por conta do sucesso de Ross, Florence Ballard foi afastada da banda em 1967, e substituída por Cindy Birdsong, tentando inutilmente uma carreira solo. Lutou contra o alcoolismo, depressão e a pobreza, mas morreu aos 32 anos de idade, de parada cardíaca. Em 1988, foi introduzida no Hall da Fama, como uma das integrantes da banda.

     O quarteto alcançou fama, e com a ajuda de Jesse Greer, o grupo passou a trabalhar em um estilo apropriado para a idade. Em 1961, a gravidez interrompe o sonho de Barbara Martin em permanecer no grupo, porque Diana Ross, acreditava que isso não daria uma boa imagem ao grupo. Com Cindy e Mary Wilson, em1967, o grupo passou a ser chamado de Diana Ross& The Supremes.

     O grande sucesso, abriu o caminho para que futuros artistas de soul e R&B ganhassem as plateias dos Estados Unidos e de diversos países.

Fonte: Trabalhos Feitos - Biografias
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário