segunda-feira, 18 de maio de 2015

Meninos sofrem mais com o bullying em comparação com meninas

Um estudo feito com 109.104 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas - rurais e urbanas - de todo o Brasil, mostra que os meninos (26,1%) são mais vítimas do bullying do que as meninas (16,0%). E mais, 20% dos estudantes já praticaram algum tipo de bullying contra os colegas. Questionados, 51,2% não souberam especificar um motivo que os levam a praticar tal ato. Entre os que apontaram as causas, a maior parte dos casos estão relacionados à aparência do corpo (18,6%), seguida da aparência do rosto (16,2%), raça, cor (6,8%), orientação sexual (2,9%), religião (2,5%) e região de origem (1,7%). Um dado que impressiona é que 7,2% dos alunos que foram vítimas dessa prática são em sua maioria meninos cujas mães tem baixa escolaridade e são negras ou indígenas.

Marta Angélica Iossi, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e seus co-autores defendem que o bullying manifesta-se por meio de diferentes signos, comportamentos e preconceitos nas relações inter-pessoais entre os estudantes. Ações de educação e promoção de saúde nas escolas são modos diferentes de atuar na atenção primária, que podem resultar na construção de novas formas de estudantes relacionarem-se com o mundo e entre si.

De origem inglesa, a palavra quer dizer valentão, brigão, o bullying compreende comportamentos de diversos níveis de violência; desde que chateações inoportunas ou hostis até fatos francamente agressivos. E que causam dor, angústia, exclusão, humilhação, discriminação, entre outras sensações. Essa prática não deve ser encarada como uma característica normal do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, e sim um indicador de risco que poderá originar em comportamentos violentos mais graves.

Os dados foram publicados no artigo Causas do bullying: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde na Escola, publicado na última edição da Revista Latino Americana de Enfermagem da Universidade de São Paulo, a USP.

Lei

Atualmente, a PLC 68/2013, que institui o Programa de Combate á Intimidação Sistemática (bullying) em território nacional, está a espera de sanção presidencial. Aprovado pelo Senado no mês passado, voltou à Câmara do Deputados, já que sofreu alterações na Comissão de Direitos Humanos do Senado. O projeto poderá dar bases para ações de prevenção e combate do Ministério da Educação e das Secretarias estaduais e municipais.

Fonte: Site USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário