quinta-feira, 14 de maio de 2015

QUINTA FEMININA: O objetivo da criação do Dia das Mães nunca foi comercial

Dia das Mães: objetivo era fortalecer laços e respeito aos pais
Alguns estudos apontam que o Dia das Mães só perde em faturamento para o Natal. Congestionamentos insuportáveis, dificuldade para estacionar o carro, filas e mais filas nas entradas dos shoppings. Todo ano, o cenário não muda nos dias que antecedem o segundo domingo do mês de maio. E este ano não foi diferente; ainda que as vendas tenham registrado o pior desempenho dos últimos sete anos. A loucura tomou conta dos grandes centros comerciais. 

Se viva estivesse, Anna Jarvis, a criadora do Dia das Mães, diante de tais cenas, iria manter a mesma frase dita no ano de 1923 a um jornal norte-americano: "não criei o Dia das Mães para ter lucro". A declaração foi feita dez anos depois da primeira celebração oficial no estado da Virgínia, no dia 26 de abril de 1910. A tristeza na frase de Anna era porque a criação de uma data como essa tinha como objetivo fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. 

Em 1905, a norte-americana perdeu sua mãe e, por conta disso, foi diagnosticada com um quadro de depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma grande festa, e que acabou servindo de inspiração para Anna iniciar uma campanha e instituir o Dia das Mães como um feriado nacional.

A luta durou três anos. E em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, unificou a celebração em todos os estados norte-americanos, estabelecendo que o Dia das Mães devesse ser comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio.

O sonho ela realizou. Mas o Dia das Mães se tornou uma data triste para ela. A popularidade do feriado fez com que a celebração se tornasse um dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os vendedores de cravos brancos, a flor que simboliza a maternidade. Então, ela pediu, sem sucesso, à justiça que a data fosse removida. Infeliz, faleceu  no dia 24 de novembro de 1948, aos 84 anos de idade.

Por aqui, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918.

Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário