sábado, 2 de maio de 2015

Diário de viagem de D. Pedro II a disposição dos visitantes

Aquele que gostaria de voltar ao tempo do Brasil Império e saber um pouco mais sobre as viagens do imperador D. Pedro II terá uma grande oportunidade, através de registros feitos pelo monarca. As cadernetas, que integram o acervo do museu e receberam o Prêmio Memória do Mundo da Unesco, terão seu conteúdo disponibilizado em posts diários que serão publicados até 7 de julho nas páginas eletrônicas do Museu Imperial e do Consulado dos Estados Unidos.
Entre abril e junho de 1876, o então imperador do Brasil d. Pedro II protagonizou uma histórica viagem aos Estados Unidos da América, onde participou da Exposição Universal daquele ano, comemorativa ao centenário da independência estadunidense.
A viagem foi registrada por d. Pedro II com detalhes em 43 cadernetas manuscritas que o Museu Imperial, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram, começou a trazer à tona para o público de todo o mundo, via internet, desde o último dia 29.
A data escolhida para iniciar as postagens não foi ao acaso. No dia 29 de abril foi escrita a primeira anotação do imperador. “Vamos seguir a lógica do diário, trabalhando com textos adequados a linguagem atual e incluindo imagens de época para acompanhar”, explica o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr, no site da entidade.
Primeiro telefone
A viagem, entre outras coisas, rendeu a instalação do primeiro telefone no Brasil após encontro entre o monarca e o jovem inventor Alexander Graham Bell.
Fonte: Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário