domingo, 17 de maio de 2015

Entre os continentes, a América Latina lidera ranking da criminalidade

Um dado triste e preocupante para a América Latina e também para o Brasil. A cada cinco pessoas assassinadas no mundo, uma é brasileira, colombiana ou venezuelana. A conclusão foi de um mapeamento em 3D feito pelo Instituto Igarapé, sediado no Rio de Janeiro, para descobrir o número de homicídios cometidos em cada país por ano. Os dados assuntos, principalmente se levar em conta a informação de que menos de um quarto da população mundial habita os três países.

Apenas 8% da população de todo o mundo vive na América Latina e Caribe. Honduras, Venezuela e as Ilhas Virgens dos Estados Unidos têm as maiores taxas de homicídios no mundo. A cada 100 mil habitantes, 85,5 são assassinados em Honduras; 53,7 em Honduras e 46,9 nas Ilhas Virgens. Por outro lado, a Grã-Bretanha possui uma das taxas mais inferiores. A cada 100 mil pessoas, 1,2 são vítimas deste tipo de crime; enquanto que nos EUA a taxa é de 4,7.

Por aqui a realidade é diferente. O último levantamento, realizado em 2012, revelou que foram cometidos 56.337 homicídios no País. Venezuela registrou 16.072 mortes e a Colômbia, 15.733. Este mesmo levantamento registrou um total de 437 mil assassinatos no mundo todo.

Um dos fatores apontados, no caso brasileiro, é a desigualdade social que contribui para a elevação das taxas de criminalidade. Já a Colômbia, que apesar de ter reduzido os números, de 381, em 1991 para 30,3 em 2015 com o fim das guerras de drogas, mantém-se entre um dos lugares mais violentos devido as guerrilhas.

Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário