quarta-feira, 6 de maio de 2015

Casal pretende transformar cômodo do apartamento em biblioteca para a comunidade

Livros doados formarão o acervo da biblioteca
Quando se tem boa intenção, basta apenas força de vontade. Com esta motivação, um casal de moradores da Cohab, do bairro do Jaraguá, periferia da cidade de São Paulo, pretende criar uma biblioteca infanto-juvenil para as crianças da vizinhança, no pequeno espaço que tem: um dos quartos do apartamento deles. E para que isso aconteça, a historiadora Ana Martins e seu marido, o bibliotecário Clodoaldo Paiva, esperam contar com a solidariedade de doadores, tanto do bairro quanto de qualquer um que sinta-se motivado em ajudar.

Inicialmente, a ideia era construir uma biblioteca na área coletiva entre os prédios - uma área grande e nada aproveitada pelo poder público em prol da comunidade. Segundo Ana conta no blog do projeto, "nos demos conta de que seria um trabalho gigante e levaria muito tempo até se concretizar, mesmo porque teríamos que contar com a aceitação e mobilização dos moradores, depois checar a possibilidade junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, a CDHU. E depois dos trâmites burocráticos, fazer um projeto bacana e concorrer a um desses editais voltados para a Cultura e a Educação. E se aprovado, tentar captar os recursos". 

Acontece que Ana e Clodoaldo tinham sede de realização para atender o quanto antes a comunidade na qual vivem e conhecem de perto a realidade e o descaso do poder público. "Mas este plano maior não está morto, ainda iremos realizar", enfatiza. Mas por enquanto, a saída foi utilizar o quarto que eles não ocupam para montar a biblioteca comunitária. "A princípio, queremos abrir o espaço para as crianças do nosso condomínio e de outros dois condomínios vizinhos, para empréstimos de livros e gibis, atividades de leitura. Trazer escritores convidados, exibir desenhos e animações e desenvolver atividades lúdicas com elas", enfatiza.

A intenção é abrir o espaço uma vez por mês, onde os idealizadores pretendem colocar até o pequeno acervo de biblioteca particular deles a disposição dos adultos. Com isso, eles acreditam que haverá uma maior interação dos pais com seus filhos e, juntos, todos poderão unir forças para a construção da biblioteca coletiva no pátio ocioso.

Para ajudar, acesse o link abaixo:

https://titanpad.com/nt0FOPzLG2
e-mail da Ana
anapemartins@gmail.com
Facebook
 https://www.facebook.com/events/755240591258157/


Ilustração: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário