quinta-feira, 7 de maio de 2015

QUINTA FEMININA: A tenente aviadora que comandou um helicóptero de ataque

"Ainda terei muitos estudos  para cumprir as ações da FAB"
O ano de 2015 é um marco para a Força Aérea Brasileira. Pois há exatos dois meses, a Tenente Aviadora Tatiana Bernal Cavalcanti entrou para a historia ao se tornar a primeira mulher do país ao alçar voo no comando de um helicóptero de ataque, quando realizou sua primeira instrução no cockpit da aeronave AH-2 Sabre, com sede na base aérea de Porto Velho, capital de Rondônia. E com apenas 23 anos de idade.

Ela pilotou um dos três últimos modelos que chegaram ano passado, vindos da Rússia, e que completam a frota brasileira que conta com doze aeronaves AH-2.

As aeronaves podem cumprir ações de defesa aérea, ataque, escolta, e outras
Formada pela Academia da Força Aérea Brasileira, a AFA, em 2013, é a primeira aviadora do Esquadrão Poti, equipado com os helicópteros de ataque AH-2. A aeronave, armada com um canhão de 23mm e capaz de lançar mísseis e foguetes, é blindada e pesa 12 toneladas. "É uma grande e responsabilidade ser a primeira mulher a pilotar um helicóptero de ataque da FAB. Espero que isso sirva de inspiração para todas as mulheres, mostrando que, por meio do esforço e da dedicação, nós podemos alcançar qualquer objetivo", disse ela em depoimento ao portal do Governo Federal.




Outras aeronaves

Após pilotar aviões T-25 e T-27 na AFA, a Tenente Vitoria passou um ano em Natal (RN), no comando de helicópteros H-50 Esquilo. Transferida em 2015 para Porto Velho, seu primeiro desafio foi o curso teórico da aeronave AH-2 Sabre. Agora ela treina para atuar como Piloto Operador de Sistemas de Armas, POSA, responsável por acionar o armamento do AH-2.

Fonte: Portal do Governo Federal
Foto: FAB

Um comentário: