quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ambulatório dos Viajantes, você conhece?

O Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas, HC, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, é um serviço pouco conhecido, e de muita utilidade para os viajantes internacionais. No local, são promovidas palestras, em que os médicos transmitem informações essenciais sobre as principais doenças dos países que serão visitados e orientações sobre vacinas. E esclarecerem dúvidas. Há ainda a possibilidade de um atendimento individual, e caso necessário, ser vacinado.

Dentre os assuntos recorrentes, aqueles relacionados a doenças transmitidas por água ou alimento, picada de mosquito, acidente com animais que podem transmitir raiva, acidentes com animais peçonhentos, violência urbana e até cuidados durante o voo para a prevenção de trombose venosa.

Casos

Segundo alerta do Ambulatório, as pessoas que forem viajar para os Estados Unidos, países da Europa, como França, Alemanha e Inglaterra, Ásia e África, devem tomar cuidado para o risco de transmissão de sarampo nesses lugares.

Mas o Brasil não fica de fora. Em 2014, foi registrado um surto de sarampo no Ceará que se estende até o momento. A maioria dos casos são de pessoas não vacinadas, segundo alerta a médica responsável pelo Ambulatório, a infectologista Karina. T. Miyaji. A vacina do sarampo, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é eficaz em até 99% dos vacinados. São indicadas duas doses para menores de 20 anos de idade. Adultos que não tem certeza de que foram vacinados, devem procurar pelo serviço.

Viajantes, cujo destino é alguns países da África e América Latina, precisam se proteger contra a febre amarela. No Brasil, a doença prevalece no Acre, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Amazonas, Goiás, Pará e Distrito Federal. Alguns países exigem o certificado de vacinação de pessoas provenientes de países endêmicos.

Outras vacinas recomendadas são Hepatite B e Difteria-Tétano. A dose de reforço dupla adulto deve ser tomada a cada dez anos.

O serviço é gratuito e pode ser agendado pelo telefone: 11 2661-6392

Fonte: Site USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário