Imaginem um sistema online que possa gerar moldes de roupas personalizado? Pois isso já é possível, graças ao trabalho campeão apresentado pelos alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, da Universidade de São Paulo, a USP, na Imagine Cup 2015 - competição mundial de inovação em tecnologias da informação promovida pela Microsoft e realizada em Seattle, nos Estados Unidos.
A equipe já tinha ganhado a etapa brasileira. Na etapa mundial, conquistou o primeiro lugar na categoria inovação e o primeiro lugar geral da competição. Além do troféu de campeões, a equipe eFitFashion ganhou 50 mil dólares, uma vaga na Microsoft Ventures, programa de aceleração de startups e coaching de jovens empreendedores, e a oportunidade de conhecer o CEO da Microsoft, Satya Nadella.
Por meio do Clothes For Me - nome do projeto - qualquer pessoa consegue digitar suas medidas e fazer a encomenda de roupas personalizadas, indicando detalhes de cada peça e enviando posteriormente para costureiros e modelistas.
Há três anos, a equipe vem desenvolvendo o projeto e também criou a plataforma ePMG (eletronic Pattern Making Generator), que dá base para o Clothes For Me, e que permite a geração automática dos moldes. Com isso, torna-se possível simplificar o processo de criação destes moldes, que é um dos principais problemas na confecção de peças personalizadas. Isso significa um ganho em escala e qualidade na produção de peças sob medida e, assim, maiores ganhos financeiros para costureiras e confecções em geral.
O trabalho da equipe brasileira venceu projetos de cerca de 200 estudantes de 80 países, como Estados Unidos, Japão, França e Rússia. Através do Clothes For Me, a equipe iniciou processo de formatação de parcerias com empresas brasileiras e norte-americanas.
Fonte: USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário