Preterida pela Igreja, Elena finalmente conquistou seu diploma, discursando para um público de aproximadamente 30 mil pessoas |
Em 1672, seu pai a enviou para a Universidade de Padova, a terceira mais antiga da Itália. Elena não procurou pela graduação, mas por insistência do pai, que queria que o mundo reconhecesse a capacidade da filha, assim, matriculou-se em um Doutorado de Teologia.
Depois de ficar esquecida e danificada pela ação do tempo, estátua é transferida para um outro local na Universidade de Padova |
O diploma foi conferido na Catedral de Pádua, na presença de autoridades da Universidade, professores, senadores de Veneza, bem como convidados das Universidade de Bolonha, Perugia, Roma e Nápoles. Elena tornou-se uma celebridade. Todos queriam falar com ela, até mesmo Luis XVI, rei da França, enviou seus informantes para verificar as qualidades excepcionais da dama. Durante uma hora, a jovem Elena discursou em latim clássico, abrangendo passagens das obras de Aristóteles. Foi ouvida, por cerca de 30 mil pessoas, com respeito e atenção e ao concluir, recebeu aplausos, uma coroa de louros e um anel.
Ao lado da estátua, placa confirma o legado acadêmico de Elena |
Uma vida dedicada aos livros, Elena morreu de tuberculose, em Padova, no ano de 1684, aos 38 anos. Uma estátua em sua homenagem não teve a permissão dos monges beneditinos de ser fixada na Catedral. E hoje, a estátua está localizada na Universidade de Padova. Em 1865, a Universidade cunhou uma moeda em sua homenagem.
Fonte: Wikipedia
Corriere Univ. It
Nenhum comentário:
Postar um comentário