quinta-feira, 24 de setembro de 2015

QUINTA FEMININA: Elena Piscopia, a primeira mulher da historia a conquistar um diploma universitário

Preterida pela Igreja, Elena finalmente
conquistou seu diploma, discursando
para um público de aproximadamente
30 mil pessoas
     De origem aristocrata, Elena Lucrezia Cornaro Piscopia, uma filosofa veneziana, foi a primeira mulher na historia a receber um diploma acadêmico. Nascida no ano de 1646, precocemente iniciou os estudos. Aos 7 anos de idade começou a estudar Latin e Grego, gramática e música e, em pouco tempo, tornou-se auto-suficiente nos idiomas. Aos 17 anos, foi considerada perita em música, tocando vários instrumentos, entre eles, harpa e violino. Seu auge musical foi coroado pela música que compôs. Aprendeu também Hebraico, Espanhol, Francês e Árabe, conquistando o título de Oraculum Septilingue. Os estudos tardios abrangem matemática, filosofia e teologia; sendo as duas últimas as suas preferidas. 

     Em 1672, seu pai a enviou para a Universidade de Padova, a terceira mais antiga da Itália. Elena não procurou pela graduação, mas por insistência do pai, que queria que o mundo reconhecesse a capacidade da filha, assim, matriculou-se em um Doutorado de Teologia.


Depois de ficar esquecida e danificada pela
ação do tempo, estátua é transferida para um
outro local na Universidade de Padova
     Depois de um desempenho brilhante, teve uma surpresa desagradável. Uma mulher não tinha permissão para receber um doutorado em Teologia. Gregório Barbarigo, bispo de Padova, argumentou: "A mulher é inferior ao homem e incapaz de raciocinar, incapaz de receber nenhum grau". Ainda mais porque se lhe fosse conferido o título de Teóloga, automaticamente, ela teria o direito de pregar - o que era, e ainda é, contrário à posição da Igreja. À mulher era dado somente o direito de "aprender em silêncio, com subordinação". Foi aí que, novamente, por insistência do pai, matriculou-se no Doutorado em Filosofia. E finalmente, aos 32 anos, em 1678, Elena conseguiu seu diploma, não de Teologia, mas de Filosofia. 

     O diploma foi conferido na Catedral de Pádua, na presença de autoridades da Universidade, professores, senadores de Veneza, bem como convidados das Universidade de Bolonha, Perugia, Roma e Nápoles. Elena tornou-se uma celebridade. Todos queriam falar com ela, até mesmo Luis XVI, rei da França, enviou seus informantes para verificar as qualidades excepcionais da dama. Durante uma hora, a jovem Elena discursou em latim clássico, abrangendo passagens das obras de Aristóteles. Foi ouvida, por cerca de 30 mil pessoas, com respeito e atenção e ao concluir, recebeu aplausos, uma coroa de louros e um anel.


Ao lado da estátua, placa confirma o legado acadêmico de
Elena
     Elena foi membro de várias academias e era admirada em toda a Europa por suas virtudes e conquistas. Os últimos sete anos de vida foram deixados para a caridade e aos estudos.

     Uma vida dedicada aos livros, Elena morreu de tuberculose, em Padova, no ano de 1684, aos 38 anos. Uma estátua em sua homenagem não teve a permissão dos monges beneditinos de ser fixada na Catedral. E hoje, a estátua está localizada na Universidade de Padova. Em 1865, a Universidade cunhou uma moeda em sua homenagem.

Fonte: Wikipedia
            Corriere Univ. It
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário