sábado, 19 de setembro de 2015

Prótese feita em 3D devolve qualidade de vida a tucano

A prótese é presa na parte avariada com o uso de cola
      Apreendido pela Polícia Federal em 2013, um tucano de bico verde, com uma deformidade no bico superior, foi encaminhado ao Centro de Pesquisa, Triagem e Reabilitação de Animais  Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de São Paulo, a USP. O defeito que a ave apresentava prejudicava a sua alimentação, e que somente agora, graças à tecnologia, a ave voltou a ter condições para se alimentar de forma adequada.

     No final de agosto, uma prótese desenvolvida em uma impressora 3D foi fixada com resina no bico afetado. E poucas horas após o procedimento, o animal já estava se alimentando normalmente. O processo todo envolveu a moldagem do bico com gesso dentário e a confecção de réplica em 3D. A prótese foi fixada na ave com resinas odontológicas especiais, em cirurgia realizada pelo doutorando do Departamento de Cirurgia da FMVZ, Roberto Fecchio, que começou a utilizar essa técnica este ano, sendo o tucano o seu terceiro caso.

Desperdício de alimentos

     Segundo o professor Ricardo José Garcia Pereira, coordenador do Centro, o tucano desperdiçava alimento, pois não conseguia manipular direito os diferentes itens de sua dieta e precisava ficar isolado para não ter de concorrer com outras aves em condições normais. " Com o bico reconstruído, a ave ainda está em fase de adaptação, mas já é possível observar melhora em seu comportamento alimentar.

     "O resultado da junção da peça, neste tipo de técnica, é um desafio, pois depende da adaptação do animal e da resistência da área reconstruída. A eficácia da utilização de impressora 3D na confecção de moldes ou peças é relativamente nova e os resultados precisam ser estudados", explica o professor Marco Antonio Gioso, orientador do doutorando Roberto Fecchio.  

Fonte e foto: USP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário