domingo, 20 de setembro de 2015

O teatro: comemoração através da comédia e da tragédia

As máscaras que representam a comédia e a tragédia
    Mundialmente, ele é comemorado no dia 27 de março, mas aqui no Brasil, a data escolhida para comemorar o Dia do Teatro é em 19 de setembro. A data internacional foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, quando neste dia foi inaugurado o Teatro das Nações, em Paris.

     O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas ao redor de uma fogueira, através da qual fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fortes e fracos, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo.

Os primórdios

     A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam. A primeira forma de teatro surgiu no Oriente, mais com um conceito ligado a rituais religiosos; como forma de arte, surgiu na Grécia Antiga, através das homenagens aos deuses. Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias. As mitologias, agradecimentos  aos vários deuses, dentre outros assuntos.

     No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Mais tarde, esta arte sofreu um retrocesso significativo  por causa da censura imposta pela ditadura militar. O final do regime militar trouxe um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro.

A tragédia

     Na época da colheita das uvas, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio, pela boa safra de uvas colhidas, através do sacrifício de um bode. Surgia os primeiros indícios da tragédia. O gênero trágico foi o primeiro a aparecer. Retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.

     Curioso é que nessa época, somente os homens podiam representar. E diante da necessidade de simular os papés femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde, transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras estas que representam o teatro.

A comédia

     A fim de satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias, deu-se início ao gênero cômico. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais. No entanto, em suas primeiras apresentações, a comédia não foi bem aceita, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Mas somente como surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário