sábado, 5 de setembro de 2015

Livro registra a memória do olimpismo brasileiro


    É comum, ao final de toda edição dos Jogos Olímpicos, nos lembrarmos dos atletas brasileiros participantes e de suas respectivas modalidades. No entanto, com o tempo, nos esquecemos da maioria deles, correndo até o risco de cruzarmos com um deles, e nem nos darmos conta de que aquele atleta representou o Brasil na competição. Por isso, com o objetivo de registrar a memória do olimpismo nacional contada pelos próprios atletas e, por meio dessas histórias individuais, discutir a formação da identidade do atleta brasileiro, foi lançado o livro Atletas Olímpicos Brasileiros, de Katia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte, da Universidade de São Paulo, a USP. O livro reúne 1.796 verbetes biográficos de todos os representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos.

     O estudo contempla não só medalhistas, mas também atletas que não conquistaram o pódio, ou que deixaram a competição devido a lesões ou por outros motivos. Para a pesquisadora, trata-se de um censo do esporte olímpico nacional, com informações de todos os atletas brasileiros que participaram de alguma edição dos Jogos Olímpicos desde 1920, em Antuérpia, na Bélgica, quando o país foi representado pela primeira vez no evento, até 2012, nos Jogos de Londres, na Inglaterra.

     O livro menciona ainda a participação de um atleta, ignorado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Trata-se de Adolphe Christiano Klingelhoeffer, filho de um francês com uma brasileira, que com a cidadania brasileira, foi  aos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris. O atleta participou de três provas de atletismo: 60 metros rasos, 200 metros rasos e 110 metros com barreira. É possível saber também sobre a participação de um brasileiro com o pseudônimo  de J.A.Alvar numa Olimpíada Cultural, em 1924, realizada em paralelo aos jogos, com concursos de literatura e projetos arquitetônicos.

     Além dos verbetes dedicados aos atletas brasileiro, o livro traz uma introdução sobre a historia das Olimpíadas da era moderna e uma síntese de cada jogo.

Fonte e foto: Agência Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário