terça-feira, 15 de setembro de 2015

Como descobrir novos talentos no esporte?

Sistema poderá identificar talentos esportivos em qualquer
cidade brasileira
      A tecnologia pode ser o caminho. Alunos de pós-graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, a USP, desenvolveram um sistema que promete revolucionar a busca por atletas de ponta nas escolas brasileiras. A partir de um modelo estatístico, o programa coleta e compara diversos dados para indicar quais jovens têm mais chances de se tornarem esportistas. O iSports foi coordenado por Francisco Louzada, pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp.

     A partir de alguns testes realizados com alunos, em provas de habilidades como passe, drible e chute e provas físicas como corrida de resistência, de velocidade e de potência anaeróbica, é criado um banco de dados a partir do qual atletas ou grupos de atletas podem ser comparados. Nesta primeira etapa, o iSports, que será finalizado antes das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, focou-se apenas no futebol.

     O professor explica que o projeto é multidisciplinar e que os testes aplicados nos alunos são passados por especialistas. "Quem nos fornece os testes adequados são os treinadores e os educadores físicos. Nós entramos com a metodologia estatística e com o desenvolvimento do sistema", conta.

     Agora, três anos depois do início da criação do sistema, o iSports iniciará a fase de testes. E quando implantado, Louzada acredita que o programa possa ajudar a descobrir talentos escondidos no País. "Às vezes, uma cidade lá no Amazonas tem um talento esportivo e você não consegue descobrir esse esportista. Ele está lá e pode ser um excelente jogador de futebol, mas você não vai descobri-lo porque nenhuma pessoa conseguiu detectar que ele teria essa capacidade. O iSports te dá essa capacidade", argumenta. A estrutura permite interações entre os professores, como pela rede social Facebook, facilitando a estes treinadores compararem seus alunos. O sistema calcula automaticamente e detecta, entre as turmas, quais são os melhores atletas.

     Desenvolvido pelos alunos Alexandre Maiorano e Anderson Ara, o iSports também poderá ser usado para levantar dados de esportistas de outras modalidades. Para isso, basta trocar os exercícios dos testes, pois o método de comparação já está pronto. O próximo passo, é ver como as escolas reagirão ao produto, que será disponibilizado para algumas escolas.

Fonte: Agência USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário