sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Mudança climática altera comportamento dos beija-flores

Beija-flor suga o néctar das flores, seu alimento preferido,
com a língua longa e protátil
     Se nos dias quentes, os beija-flores sumirem do seu jardim, não se preocupe. A ausência desses pásssaros durante as altas temperaturas provoca uma diminuição na taxa metabólica deles, cai a frequência de batimentos de asa e eles passam a voar menos e, consequentemente, procuram menos pelo néctar das flores.

     A constatação é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Taubaté, a Unitau, em colaboração com colegas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo e da University of Toronto Scarborough,do Canadá, durante o Projeto Temático Assessment of impacts and vulnerability to climate change in Brazil and strategies for adaption option (uma avaliação dos impactos às mudanças climáticas no Brasil), realizado com o apoio da Fundação para o Amparo e Pesquisa, a Fapesp, no âmbito de um acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. 

     Os pesquisadores estimavam que as mudanças climáticas poderiam causar grandes impactos em espécie de beija-flor e que, por isso, poderiam ser usadas como bioindicadoras. Para tanto, estudaram oito espécies de beija-flor encontradas em diferentes níveis de atitudes no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. E de acordo com o estudo, a taxa metabólica das aves foi menor sob temperaturas que variavam entre 25,1 e 30ºC. "Nessa faixa de temperatura mais elevada, o pássaro tende a diminuir a frequência de batimento de asas, procura mais sombra para permanecer em repouso e voa menos para manter seu metabolismo e diminuir o gasto energético", explicou a pesquisadora Maria Cecília Barbosa de Toledo, professora do Departamento de Biologia da Unitau e coordenadora do projeto.

     A preocupação é que essa mudança de comportamento pode causar a diminuição da polonização de vegetais. Os beija-flores passam a visitar menos as flores silvestres em busca de néctar e, por conta disso, deixam de transportar pólen de um flor para outra. Por isso, a dúvida dos pesquisadores é se as plantas visitadas por esses pássaros serão capazes de ajustar suas concentrações de néctar em tempo de acompanhar as mudanças climáticas e continuarem fornecendo energia para essas aves. Contudo, para os pássaros, as altas temperaturas não representam um fator limitante para a sobrevivência deles, pois possuem alta resistência térmica.

Fonte: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo
             Klick Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário