quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Campanha de prevenção de quedas de lajes tem caráter permanente

     De acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, somente em 2011, foram registrados 2.649 internações causadas por quedas acidentais de estruturas como lajes, balcões ou sacadas, muros e telhados. Desse total, 136 pessoas morreram. As internações custaram 3,2 milhões de reais ao Sistema Único de Saúde, o SUS.

     Para tentar reverter esse quadro, desde o ano passado, a Secretaria, em parceria com a Associação Paulista de Medicina, lançou a Campanha de Prevenção de Quedas de Lajes, com o slogan Se for cair, caia de amor, caia no samba, caia na gandaia, mas não caia da laje. De caráter permanente, a campanha tem o apoio da Sociedade Brasileira de Coluna, da Sociedade Paulista de Medicina Física e Reabilitação e da Rede de Reabilitação Lucy Montouro.

     A ideia da campanha surgiu tendo em vista os vários levantamentos feitos em hospitais, centros de atendimentos e centros de estudos de grandes faculdades, que demonstraram evidências de que a maioria dos acidentes na região de São Bernardo do Campo e Diadema - para citar apenas duas cidades - se deu por quedas de cima de lajes, gerando deficiências e óbitos.

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário