segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O modismo do "waist training"

     Em tradução literal, waist training significa treinamento de cintura ou abdômen. Pois esse modismo, impulsionado por celebridades, consiste no uso de corpetes para "treinar" e modelar a região abdominal para atingir o visual desejado. Entretanto, o perigo está na pressão do produto que se usa.

     Se a pressão exercida pelo corpete for moderada, similar às cintas usadas no pós-cirúrgico de lipoaspiração ou abdominoplastias, não há riscos; apesar de que o uso não irá eliminar gordura ou oferecer resultados reais de contorno corporal, como após uma cirurgia plástica.

     O problema, de acordo com Jenifer Walden, cirurgiã-plástica norte-americana, é o exagero na compressão. O corpete por si só não tem nenhum efeito na redução da gordura ou da silhueta de quem usa, ou seja, se a pessoa interromper o uso do corpete, a silhueta irá retornar ao estado anterior; ao menos que se esteja praticando exercícios físicos regulares e se alimentando de forma saudável. No entanto, se o uso de um corpete apertado ultrapassar dias, semanas ou até meses, colocará em risco a saúde, provocando complicações como refluxo gástrico, compressão de órgãos internos, inchaço das pernas ou da pele abaixo do corpete e dores musculoesqueléticas depois de um período prolongado de uso.

 Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário