quinta-feira, 30 de abril de 2015

QUINTA FEMININA: A calça comprida incorporada ao universo feminino

Marlene e sua ousadia no filme "Marrocos"
Um acessório tão comum no vestuário feminino, a calça comprida já teve seus dias de proibição para as mulheres; aliás, em certos países ainda o é. No entanto, a maioria deles, principalmente no mundo ocidental, deve muito a façanha e  a ousadia da atriz e cantora alemã Marlene Dietrich, que rompendo barreiras usou a peça publicamente nos anos de 1920, na Alemanha. Em um mundo de vestidos bufantes, Marlene brilhou com seus terninos que lhe davam uma aparência masculinizada. Apesar da divergência entre algumas informações, que dão à escocesa Fanny Wright o título de ser a primeira mulher no mundo a usar a peça em público.

A escocesa Fanny Wright
Talvez por ser mais conhecida, Marlene Dietrich chocou a sociedade ao vestir um look de alfaiataria masculina no filme Marrocos, de 1930, fazendo sátiras sobre o machismo. Em 1920, Chanel apostou em uma das mais marcantes de suas inovações: uma calça larga, inspirada nos marinheiros, que facilitava os movimentos e era confortável, mas era usada somente pelas mulheres mais ousadas. Marlene Dietrich, que fez do terninho seu emblema, zombou das convenções, pois as mulheres da época não usavam calças e isso ajudou a mudar uma visão ultrapassada que vigorava na época.

A lei francesa

Após a Revolução Francesa, foi criada uma lei em Paris que proibia mulheres de usarem calças. O absurdo é que a lei foi revogada há pouco mais de dois anos. E foi alvo de críticas do senador Alain Houpert, que pediu e conseguiu sua anulação, argumentando que seu "valor simbólico" feria as sensibilidades modernas e ofendia o princípio da igualdade entre os sexos.

Segundo a lei, as mulheres que usassem calças em público podiam ser presas pela polícia. Claro que ela já não era cumprida há muitos anos, por nenhum dos lados.

No Brasil

Na historia da moda, São Paulo pode ser considerada a capital da ousadia e irreverência com os mais variados estilos, mas foi em Cuiabá que Maria Taquara, na década de 40 entrou para a história, sendo a primeira brasileira a usar calça comprida. Antes se uma mulher ousasse vestir calças era como uma afronta ao gênero masculino, e por conta disso Maria Taquara é considerada uma mulher à frente do seu tempo, contestadora das normas vigentes da sua época. Mesmo ciente de que o uso de calça comprida era um vestuário exclusivamente masculino, ela não pensou duas vezes em usar a peça durante suas andanças pelas ruas de Cuiabá, causando escândalo à sociedade.

Ainda proibido

Algumas religiões, até mesmo no Brasil, proíbem o uso de calças às mulheres que frequentam suas igrejas ou templos. Em muitas partes do mundo, ainda hoje, calças para as mulheres são malvistas e em algumas sociedades, proibidas. No Sudão, o Código Penal proíbe o uso de "equipamentos obscenos" em público. Esta lei tem sido utilizada para prender e processar as mulheres vestindo calças.

As mulheres muçulmanas são proibidas de usarem calças compridas mesmo debaixo do véu; e permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que usarem calça comprida. 

Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário