quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cão-guia, muito mais do que um amigo

Qualquer distração pode comprometer o trabalho do cão-guia
Um aliado na vida daquele que não enxerga, o cão-guia tem um dia criado em sua homenagem e é comemorado internacionalmente todo dia 25 de abril. O papel desses seres especiais não é apenas locomover, mas ajudar a integrar o cego na sociedade. 

Os primeiros relatos das tentativas de treinar os animais para a atividade são de 1780, na França. Em média, treinar um cão para esse trabalho demora dois anos e custa o equivalente a R$ 25 mil no Brasil. 

Os deficientes visuais cadastrados em algumas entidades filantrópicas, como o Projeto Cão-Guia e a Escola de Cães-Guia Helen Keller não pagam pelo animal, mas precisam enfrentar a fila de espera de tempo indeterminado. Há em Balneário Camboriú (SC), um centro de treinamento especializado em formar treinadores de cães-guia e instrutores que vão orientar a dupla (o cego e o animal) a trabalhar em equipe. O centro conta com recursos do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites, da Secretaria dos Direitos Humanos. Faz parte do projeto, a criação de outros centros pelo país.

Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística, o IBGE, há no país mais de 6 milhões de pessoas com grande dificuldade para enxergar e cerca de 530 mim são cegas.

A Lei 11.126/05, conhecida como a Lei do cão-guia, determina que é "assegurado à pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos público e privados de uso coletivo". 

Campanha

A Via Quatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, promoveu campanha com veiculação nos monitores das estações e trens de um vídeo para promover o Dia Mundial do Cão-Guia. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Iris, dedicado a doar cães-guia para pessoas com deficiência visual.
O filme de 15 segundos, exibido nos 675 monitores dos trens e 260 das estações, serviu de convite aos passageiros a participarem de encontro com voluntários do instituto, deficientes visuais  e seus cães-guia na avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon. Oportunidade para um momento de interação com os cães, "de folga" de seu trabalho diário.
O evento teve o objetivo de apoiar a causa da ONG, que doa os animais treinados sem nenhum custo para deficientes visuais. Hoje, existem 100 cães-guia para 500 mil cegos no Brasil.
No dia 29, quem passar em frente ao Parque Trianon poderá interagir com os cães, já que eles estarão “de folga” de seu trabalho diário.

Raças preferidas

Além de saúde perfeita, o animal tem que ser isento de agressividade para se tornar um cão-guia. Várias raças podem ser usadas na função, tais como boxer, dálmata e pastor-alemão, mas o que realmente importa é o temperamento. Por isso, 90% dos animais treinados são das raças labrador e golden retriever, reconhecidas como muito dóceis e trabalhadoras. 

Informações para aquisição, patrocínio ou voluntariado
Interessados em patrocinar ou ser voluntário nos projetos podem entrar em contato com as instituições.

Escola de Cães-Guia Helen Keller
www.caoguia.org.br
Instituto Íris
www.iris.org.br
Projeto Cão-Guia - ONG Integra
(61) 3345-5585/ 3443-0005
caoguiadf@gmail.com
www.projetocaoguia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário