sexta-feira, 3 de abril de 2015

Museu em São Paulo conta a historia da tatuagem no Brasil e no mundo


Localizado no centro de São Paulo, o local conta a historia da arte no mundo
Amantes da tatuagem podem contar com o primeiro e único Museu da Tatuagem no Brasil. Localizado no centro de São Paulo, o Museu Tattoo Brasil foi inaugurado e 2004 e possui cerca de  500 itens da coleção pessoal e de doações de amigos do idealizador do museu, o tatuador Polaco. Na seleção das obras estão desenhos preparatórios, objetos que ilustram a tatuagem entre povos primitivos, gravuras, projetos finalizados além de fotografias, recortes de jornais e revistas, máquinas manuais e usadas em cadeias brasileiras e em antigos presídios da Rússia, improvisadas com barbeadores, cordas de violão e ampolas de seringa, além de uma reprodução da patente da caneta elétrica de Thomaz Edson, em 1.805, entre outros.

O objetivo do museu é de informar a origem e a evolução da tatuagem , costumes e usos, mostrando que esta ornamentação dos corpos está presente como uma forma de linguagem do ser humano, que se expressa em desenhos fixados eternamente na pele,  tendo o corpo como suporte de uma obra de arte que atravessou milênios ao lado do homem até os dias de hoje. No Brasil, o dia do tatuador é comemorado no dia 20 de julho.

Historia

A tatuagem surgiu primeiramente entre tribos e clãs, como fator distintivo de grupo. Estima-se que isso ocorreu há pelo menos 3500 anos atrás. Inclusive, foi comprovada uma tatuagem em uma múmia do século VII dos nossos tempos. E há ainda quem diga que é um sintoma da modernidade. Depois, com as evoluções sociais e da própria tatuagem passou a ser o que é hoje, ou seja, mais uma expressão da personalidade, uma marca particular do indivíduo.

Outra forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos que marcavam fases da vida, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte. Em tempos modernos, a tatuagem se disseminou primeiro entre marinheiros para, décadas depois, se tornar comum até entre presidiários. Foi por conta disso que, por um longo tempo tatuados foram marginalizados.

Pioneiro da arte no Brasil
Knud Harald Lykke Gregersen, mais conhecido como Lucky Tattoo, nasceu em Copenhague e foi o primeiro tatuador profissional no Brasil. De origem dinamarquesa, aportou no cais de Santos em 1959 trazendo a primeira máquina elétrica de tatuagem para o país. Ficou mais conhecido no Brasil no final dos anos 70 quando tatuou surfistas cariocas, como Petit que ficaram conhecidos como “meninos do Rio”. Inspirado nesta revolução contra-cultura dos caretas, Caetano Veloso compôs a canção Menino do Rio. Hoje, 27 anos após a morte de Lucky, quem cuida dessa relíquia da história da tatuagem no Brasil é o filho do mestre e também tatuador, George Frederik Gregersen, o Fred, de 41 anos.

O crescimento das tattoos em peles femininas é algo recente. Visto hoje como algo normal, tempos atrás era visto como bizarrice; ao ponto de mulheres tatuadas se tornarem atrações em circo. Mas nem sempre foi motivo de entretenimento. Houve ainda momentos de utilização de tatuagens para fins terríveis, como para marcação de prisioneiros judeus, que foram numerados durante a Segunda Guerra Mundial.

A tatuagem é o resultado de um depósito de pigmentos coloridos, ou não, insolúveis na pele. Esses pigmentos formam um desenho e permanecem definitivamente na camada sub-cutânea. Hoje em dia, a técnica mais comum introduz esses pigmentos com o uso de agulhas especiais na segunda camada do tecido epitelial, na região da derme. Mas há outras técnicas utilizadas, como a sumi, que usa o bambu em lugar de agulhas.


O Museu Tattoo Brasil está localizado no Estúdio Polaco Tattoo, na Rua Vinte e Quatro de Maio, 225, 1º andar, Centro. Para visitação é necessário prévio agendamento pelos fones: 11-3222-8049 e 3333-4220.

Foto: Blog do Mael e Blog Old São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário