sábado, 18 de abril de 2015

Curso de treinamento em ressuscitação para o público em geral

De acordo com o Comitê de Emergências Cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia,a SBC, a cada ano, 350 mil óbitos são relatados por causas cardiovasculares no Brasil e o atendimento a uma parada cardíaca tem que ser rápido. E nem sempre, ou quase nunca, há a presença de um profissional capacitado ao lado da pessoa que apresenta dos primeiros sinais do problema.

Pensando em capacitar o público leigo, a SBC abriu inscrições gratuitas para o curso de treinamento em ressuscitação cardiovascular voltado para leigos, chamado de TECA L. E também destinado a atender casos de parada cardiorrespiratória, infarto, derrame ou obstrução das vias respiratórias, o chamado engasgo. 

Voltado especificamente para atender o cidadão comum, que não é médico nem enfermeiro, a identificar o que aconteceu quando uma pessoa cai de repente com o chamado "ataque". Para que sejam tomada as medidas iniciais necessárias para manter a respiração e o coração batendo até a chegada do socorro profissional. 

O professor Antonio Carlos de Carvalho, que participou do desenvolvimento do programa e é diretor do Comitê lembra que a população brasileira ainda não está conscientizada de que as doenças do coração são líderes como causa de mortes no Brasil.

Vagas gratuitas e limitadas


Os cursos TECA L duram um dia, as turmas são de 28 alunos e a SBC fornece todo o material, inclusive manequins especiais para os alunos treinarem a massagem cardíaca.
Inscrições pelo site http://educacao.cardiol.br/teca/inscricoes.asp
Mais informações das 9 às 17h pelo telefone 21-3478-2700 ou 11-3411-5500
O curso dura 4 horas e o aluno tem acesso ao manual completo, gratuitamente

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
Foto: Blog Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário