terça-feira, 28 de abril de 2015

Espírito Santo investiga título de especialização de médicos

Dermatologia é a que mais tem especialistas sem registro
Pacientes do Espírito Santo podem estar sendo enganados, ao acharem tratar-se de um especialista o médico pelo qual são examinados. É que o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, o CRM-ES, resolveu investigar médicos que estão se passando por especialistas e fazendo propaganda como dermatologistas, ortopedistas e psiquiatras. Fingindo ter a especialidade, eles enganam pacientes na hora de consultas e exames. O caso aconteceu lá, mas serve para deixar pacientes em todo o país em alerta quanto ao risco que estão correndo.

Segundo o corregedor do CRM-ES, Thales Gouveia Limeira, a dermatologia é a primeira colocada no ranking dos especialistas sem registro “Para se classificar como especialista, é necessário ter o registro junto ao Conselho Regional de Medicina. Se faz sem esse registro, é propaganda irregular. Não pode ser feito”, afirmou Limeira no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia e cita também que neste ano, foram 10 casos de médicos que assinaram termo de ajuste de conduta (TAC) com o CRM-ES por causa de propaganda irregular. No ano passado, foram 40 casos. Quando o médico acusado assina um termo de ajuste de conduta, o processo fica paralisado “Se a conduta se repetir em um ano, o processo volta a correr e a punição é efetivada. Então, é uma forma de corrigir as condutas que estejam inadequadas. Em alguns casos, o médico tem o título; apenas não fez o registro da especialidade junto ao CRM.

FIQUE ATENTO
No site do Conselho Regional de Medicina do Espirito Santo – www.crm-es.org.br – e no site do Conselho Federal de Medicina, o CFM – www.cfm.org.br – é possível consultar as especialidades dos médicos na guia Serviços de Busca, clicando no “Busca de Médico.
É possível procurar pelo nome do médico ou inserir o número do registro. Após isso, basta clicar em buscar, que serão apresentadas todas as especialidades do profissional. Ou fazer a busca pela especialidade. Por exemplo, selecionar a especialidade Dermatologia e todos os médicos com registro serão apresentados ao paciente para a consulta.
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário