sexta-feira, 17 de abril de 2015

Charlie Chaplin, o ícone e seus dramas pessoais

Olhos azuis o impediram de ganhar concurso para sósias dele mesmo
Se vivo estivesse, Charles Chaplin teria completado no dia de ontem 126 anos de idade. Embora ele seja mais lembrado pela sua contribuição para o cinema mudo, tornando-se um ícone deste estilo, com clássicos como The Kid (1921) e Luzes da Cidade (1931), com uma vida pessoal tão divertida e estranha quanto de seus personagens.

Desesperado para começar a atuar, aos 10 anos de idade, ele conseguiu um trabalho numa trupe de dança chamada Eight Lancashire Lads. Em paralelo, teve que trabalhar como fabricante de brinquedos e polidor de sapatos para se sustentar, depois que o pai abandonou a família. Aos 12,  estreou numa produção de Sherlock Holmes.

Chaplin teve várias amantes, e entre elas, namorou Joan Barry, atriz de 22 anos, quando ele tinha perto dos seus 50 anos. Esta relação durou anos e terminou quando Barry começou a perturbá-lo, pois ele não a quis mais e ela constantemente perseguia-o com ciúmes. Em maio de 1943, ela informou a Chaplin que estava grávida e exigiu que ele assumisse a paternidade. Ele tinha certeza que não era o pai, pois ela teve outros homens durante a separação. Então, exames comprovaram que Chaplin não era o pai, porém na época, os exames não eram muito válidos e a lei exigia que, por ele ter sido o último parceiro com quem ela apareceu em público, a lei entendia que mesmo ele não sendo o pai biológico, ele teria que assumir a criança, mesmo sem ser no cartório, e ele foi obrigado a custear as despesas da criança e ele se viu forçado a pagar US$ 75 por semana até que o filho de sua ex fizesse 21 anos.

Certa vez, em 1975, dois anos antes de sua morte, seus lindos olhos azuis impediram que ele ganhasse um concurso de sósia de si mesmo, na França. Achando que seria o vencedor, ele teve que se conformar com o terceiro lugar. A teoria? Seus olhos azuis não são vistos em filmes em preto e branco; logo não identificaram o verdadeiro entre os demais.

Chaplin morreu enquanto dormia, em 25 de dezembro de 1977, na Suíça. Vários meses depois, ladrões roubaram o corpo do astro de cinema na intenção de pedir resgate para sua família. Seus restos mortais foram deixados em um campo, em maio de 1978, pelos criminosos que confessaram o crime. E Chaplin foi enterrado novamente, dois dias depois em Corsier, na Suíça, sob uma camada de concreto entre ele e a terra. 

Fonte: Revista NewsWeek e Wikipédia
Foto: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário