sábado, 4 de abril de 2015

Projeto social liga, através de cartas, mulheres e estudantes da periferia de Poá, na Grande São Paulo

Em tempos de comunicação por rede sociais, quem escreve ou recebe cartas hoje em dia? Pois um grupo de adolescentes de Poá, na Grande São Paulo, faz parte de uma minoria que saboreia o prazer de abrir um envelope, na expectativa de ler o conteúdo. O remetente? Um grupo de mulheres que fazem parte do projeto Cartas para o Futuro, idealizado pela jornalista Talita Ribeiro que tem o objetivo de motivar garotas da periferia a aumentarem sua confiança, acreditarem em sua capacidade e no poder de transformar sua própria realidade.

O grupo apoia cerca de 180 meninas, que participam do projeto, por meio de cartas direcionadas a cada uma, compartilhando historias e conselhos. As cartas são escritas por cerca de 400 mulheres que se inscreveram para participar do projeto. "Foi pensando na menina que eu fui um dia, na Brasilândia, que decidi criar o projeto Cartas para o Futuro, que visa ajudar garotas da periferia a terem mais confiança, em sua capacidade, talento, sonhos e, principalmente, no poder de transformar a sua própria realidade. Isso tudo por meio de uma rede de mulheres que apoia essas meninas, através destas cartas direcionadas a cada uma", revela a jornalista no blog do projeto, que pretende levar a ideia para outras escolas do país.

O trabalho prevê a realização de eventos focados no formação dessas meninas, com palestras sobre sexualidade, carreira, feminismo, auto-estima e outros temas, oferecendo também serviços básicos, como cabeleireiro, dentista, manicure-pedicure, doação de livros, bazar de roupas e o que mais conseguirem agregar.Os encontros acontecem no Centro Ruth Cardoso parceiro do projeto. Antes de começar o diálogo com as estudantes, o Instituto Data Popular ajudou na elaboração de questionários, o que tornou possível traçar o perfil de cada garota e fazer um cruzamento de informações sobre as mulheres da rede.

Para participar escrevendo cartas ou trabalhando nos eventos, você precisa responder a a esse questionário no site www.avidaquer.com.br/projetocartasparaofuturo. As respostas serão utilizadas apenas para direcionar melhor as cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário